MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Barroso analisa questões políticas a partir de obra de Raymundo Faoro
"Os donos do poder"

Barroso analisa questões políticas a partir de obra de Raymundo Faoro

Ministro buscou explorar e difundir ideias de Raymundo Faoro que, para ele, são essenciais às novas gerações, e que têm "perturbadora atualidade".

Da Redação

quarta-feira, 29 de março de 2023

Atualizado às 16:04

As ideias de Raymundo Faoro no livro "Os Donos do Poder" foram tema de artigo redigido pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso. A obra foi escrita antes do período da ditadura militar, mas, para o ministro, tem "perturbadora atualidade".

 (Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Ministro Luís Roberto Barroso analisa questões políticas a partir da obra "Os donos do Poder", de Raymundo Faoro.(Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Faoro foi uma figura múltipla na vida brasileira, descreve o ministro: presidente da OAB, desempenhou papel de destaque no processo de abertura política e de restauração democrática. "Com autoridade moral, capacidade intelectual e habilidade, ajudou a empurrar a história na direção certa, nos dias incertos do ocaso do regime militar."

Após leitura da obra, o ministro procurou explorar e difundir certas ideias de Faoro que, para o ministro, são essenciais às novas gerações. No artigo, expôs sua compreensão da análise em breves explicações sobre cada uma das ideias fundamentais de Faoro, e transcreve algumas das passagens mais representativas do seu pensamento.

A constatação a que chegou, ao final, é que algumas disfunções atávicas descritas por Faoro subsistem, "de maneira ostensiva ou sutil". Outras foram sendo superadas ao longo do tempo.

Entre temas sobre os quais houve avanço significativo, Barroso citou fraudes eleitorais, reduzida participação eleitoral e analfabetismo. Entre aqueles de evolução foi modesta, foram apontados endividamento e baixa responsabilidade fiscal; atraso científico-tecnológico e exportação de cérebros; e militares na política.

O ministro observa que o autor percorre seis séculos da história de Portugal e do Brasil, desde o primeiro rei até o final da era Vargas, e, embora sua visão da construção do Brasil não seja uma unanimidade, "sua obra é uma das mais influentes da sociologia política brasileira, qualificando-o como um dos grandes intérpretes do Brasil".

"Trata-se de uma homenagem intelectual a um dos grandes pensadores do Brasil, além de um ator que cumpriu excepcionalmente bem a parte que lhe tocou na história."

O texto foi escrito para um livro coordenado por José Roberto Castro Neves sobre grandes juristas brasileiros e acaba de ser publicado, também, na Revista Brasileira de Políticas Públicas.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas