MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP penhora 50% do Shopping Eldorado em favor do Banco Santos
$$$

TJ/SP penhora 50% do Shopping Eldorado em favor do Banco Santos

A decisão tem como objetivo garantir o pagamento de uma dívida de cerca de R$ 2,1 bilhões.

Da Redação

quinta-feira, 30 de março de 2023

Atualizado às 08:13

A 13ª câmara de Direito Privado do TJ/SP determinou a penhora do fundo de investimento imobiliário responsável por 50% do Shopping Eldorado, localizado na Zona Oeste de SP. A parcela corresponde à participação de empresários do Grupo Veríssimo.

A decisão tem como objetivo garantir o pagamento de uma dívida de cerca de R$ 2,1 bilhões com a massa falida do Banco Santos.

 (Imagem: Divulgação)

Shopping Eldorado, em SP.(Imagem: Divulgação)

Em 2004, os empresários do Grupo Veríssimo firmaram um contrato milionário com o banco. Diante do inadimplemento, que já vem sendo cobrado há 15 anos, a massa falida pleiteou na Justiça a desconsideração da personalidade jurídica, ou seja, que as pessoas físicas e jurídicas por trás da empresa devedora também fossem responsabilizadas pela dívida.

Na ação, a defesa da financeira diz haver indícios de ocultação de patrimônio e de um esquema de blindagem patrimonial, que estaria sendo promovido pela família Veríssimo com o objetivo de frustrar a execução da dívida.

Em 1º grau o pedido não foi atendido pela Justiça paulista. Desta decisão foi interposto recurso ao TJ/SP, o qual foi provido.

O relator Heraldo de Oliveira, em seu voto, concluiu que houve fraude pelo grupo empresarial para “proteger os devedores das dívidas do grupo J. Alves Veríssimo/Verpar, que também são proprietários do Shopping Center Eldorado”.

“O que se denota é que os devedores constituíram tais pessoas jurídicas visando ‘esconder’ seus bens, e evitar o pagamento de seus credores. Fica patente a confusão patrimonial entre as empresas, seus familiares e os devedores, configurando grupo econômico constituído para ocultar o patrimônio dos executados e evitar o pagamento de suas obrigações.”

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram