MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-2 solta casal que tentou embarcar com 5 kg de droga para Portugal
HC concedido

TRF-2 solta casal que tentou embarcar com 5 kg de droga para Portugal

A decisão fixou medidas cautelares alternativas, como monitoramento eletrônico, proibição de se ausentar do país e a entrega de passaporte.

Da Redação

quinta-feira, 30 de março de 2023

Atualizado às 16:38

A 1ª turma do TRF da 2ª região revogou a prisão preventiva de um casal preso com 5 kg de cocaína enquanto embarcava em um voo para Portugal. O colegiado, por maioria, concluiu que a prisão é excessivamente gravosa na hipótese, sendo suficientes e adequadas as medidas cautelares alternativas.

O caso

Um casal foi preso em flagrante ao tentar embarcar em voo para Portugal com, aproximadamente, 5 kg de cocaína. Posteriormente, o juízo de primeiro grau converteu a referida prisão em preventiva, sob os fundamentos de: (i) necessidade de resguardar a ordem pública, (ii) assegurar a aplicação da lei penal, e (iii) por conveniência da instrução criminal.

Na TRF da 2ª região, os acusados impetraram HC objetivando a revogação da prisão preventiva.

 (Imagem: Freepik)

TRF-2 concede HC a casal preso com 5kg de cocaína ao tentar embarcar em voo para Portugal.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, a juíza Federal convocada Andrea Daquer Barsotti, relatora, verificou que restou comprovada a residência fixa dos pacientes pelos documentos dos autos, fato que enfraquece o fundamento de que a liberdade implicará dificuldade na aplicação da lei penal e trará prejuízos para o andamento regular da instrução criminal.

Assim, em seu entendimento, "o fato de possuírem residência fixa e serem primários, aliado à inexistência de notícia de que tenham praticado conduta semelhante anteriormente, ou de que tenham envolvimento com organização criminosa, revela que a custódia cautelar é excessivamente gravosa na hipótese, sendo suficientes e adequadas as medidas cautelares alternativas".

Nesse sentido, a relatora concedeu o HC para revogar a prisão preventiva do casal. A decisão fixou, ainda, medidas cautelares como monitoramento eletrônico, proibição de se ausentar do país e a entrega de passaporte dos pacientes.

O colegiado, por maioria, acompanhou o entendimento.

O escritório Metzker Advocacia atua na causa.

Leia a íntegra do voto.

Leia a íntegra do acórdão.

Metzker Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas