MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Corrupção e princípio de ne bis in idem"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Corrupção e princípio de ne bis in idem"

O trabalho propõe-se a delimitar o atual quadro punitivo da corrupção no Brasil, sobretudo no que diz respeito à multiplicação dos instrumentos sancionatórios à disposição das instâncias de controle.

Da Redação

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Atualizado às 10:13

A obra "Corrupção e princípio de ne bis in idem", da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, de autoria de Tarsila Fonseca Tojal, examina o movimento de combate à corrupção sob a perspectiva do princípio de ne bis in idem, isto é, da garantia fundamental que proíbe o Estado de impor múltiplos processos ou sanções ao mesmo sujeito pelos mesmos fatos e sob o mesmo fundamento.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O trabalho propõe-se a delimitar o atual quadro punitivo da corrupção no Brasil, sobretudo no que diz respeito à multiplicação dos instrumentos sancionatórios à disposição das instâncias de controle. A lógica de enfrentamento do problema não se pretendeu coesa nem deferente à unidade do poder punitivo estatal, o que renegou o princípio de ne bis in idem à condição de pária.

Ao longo dos capítulos, então, investiga-se o como e o porquê dessa tendência, bem como a dinâmica dessa sobreposição indevida de normas sancionadoras à corrupção, seja na esfera exclusivamente penal, seja na interface entre o direito penal e o direito administrativo sancionador. Além de realizar um diagnóstico sobre a (ir)racionalidade do sistema punitivo brasileiro, a obra aponta possíveis caminhos para seu redesenho. Reforça-se, nesse sentido, o caráter inegociável e absoluto da proibição de bis in idem.

A obra contém:

  • Utilização de legislação atualizada;
  • Estudo de direito comparado;
  • Exposição e análise de precedentes brasileiros, estrangeiros e de cortes internacionais;
  • Extensa bibliografia nacional e estrangeira sobre o tema;
  • Exame da origem, principais características e repercussão do movimento de combate à corrupção, considerando tanto o contexto brasileiro e como o contexto transnacional;
  • Estudo aprofundado sobre o princípio de ne bis in idem, com a delimitação de seus principais aspectos;
  • Investigação envolvendo o direito penal e o direito administrativo sancionador.

Sobre a autora:

Tarsila Fonseca Tojal é sócia do escritório Ráo & Lago Advogados. Mestre e doutoranda em Direito Penal pela USP, além de graduada pela mesma instituição em 2017. Foi pesquisadora-bolsista do Programa Educacional Tutorial, da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, entre 2014 e 2016 e assessora da Presidência do IBCCRIM em 2022. 

-----

Ganhador:

  • Adelino de Oliveira Soares Porto, de Porto Alegre/RS.

t

Ráo & Lago Advogados

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...