MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RJ anula decisão que negou rol de testemunha na resposta à acusação
Direito Penal

TJ/RJ anula decisão que negou rol de testemunha na resposta à acusação

Colegiado considerou que na resposta o acusado poderá arguir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa.

Da Redação

terça-feira, 4 de abril de 2023

Atualizado em 5 de abril de 2023 07:16

A 1ª câmara Criminal do TJ/RJ suspendeu decisão de primeiro grau que havia negado produção de provas apresentado na resposta à acusação. Segundo o colegiado, "não é permitido cindir o conteúdo da resposta à acusação para desconsiderar o rol de testemunhas, ainda que a peça processual seja intempestiva".

Trata-se de HC contra decisão de primeiro grau que, por entender estar preclusa a produção de provas pela defesa, negou pedido rol de testemunhas apresentado na resposta à acusação. No caso, o homem é acusado pela suposta prática dos crimes de uso de documento falso, falsificação de documento público e falsidade ideológica. 

 (Imagem: Freepik)

TJ/RJ anula decisão que negou rol de testemunha apresentada na resposta à acusação.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o pedido, o desembargador Luiz Zveiter, relator, destacou que o art. 396- A do CPP estabelece que "na resposta, o acusado poderá arguir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário".

Assim, no entendimento do magistrado, é possível indeferir o rol de testemunhas quando ele é apresentado após a apresentação da resposta à acusação, o que não é o caso dos autos. 

"Diante disso, nota-se que não é permitido cindir o conteúdo da resposta à acusação, para desconsiderar o rol de testemunhas, ainda que a peça processual seja intempestiva", concluiu o relator. 

Nesse sentido, concedeu o HC para cassar a decisão de primeiro grau. O colegiado, por unanimidade, acompanhou o entendimento. 

A advogada Thais Menezes (Thais Menezes Escritório de Advocacia) e o advogado Telmo Bernardo atuaram na causa.

Leia o acórdão.

Thais Menezes Escritório de Advocacia

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...