MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RJ anula decisão que negou rol de testemunha na resposta à acusação
Direito Penal

TJ/RJ anula decisão que negou rol de testemunha na resposta à acusação

Colegiado considerou que na resposta o acusado poderá arguir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa.

Da Redação

terça-feira, 4 de abril de 2023

Atualizado em 5 de abril de 2023 07:16

A 1ª câmara Criminal do TJ/RJ suspendeu decisão de primeiro grau que havia negado produção de provas apresentado na resposta à acusação. Segundo o colegiado, "não é permitido cindir o conteúdo da resposta à acusação para desconsiderar o rol de testemunhas, ainda que a peça processual seja intempestiva".

Trata-se de HC contra decisão de primeiro grau que, por entender estar preclusa a produção de provas pela defesa, negou pedido rol de testemunhas apresentado na resposta à acusação. No caso, o homem é acusado pela suposta prática dos crimes de uso de documento falso, falsificação de documento público e falsidade ideológica. 

 (Imagem: Freepik)

TJ/RJ anula decisão que negou rol de testemunha apresentada na resposta à acusação.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o pedido, o desembargador Luiz Zveiter, relator, destacou que o art. 396- A do CPP estabelece que "na resposta, o acusado poderá arguir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário".

Assim, no entendimento do magistrado, é possível indeferir o rol de testemunhas quando ele é apresentado após a apresentação da resposta à acusação, o que não é o caso dos autos. 

"Diante disso, nota-se que não é permitido cindir o conteúdo da resposta à acusação, para desconsiderar o rol de testemunhas, ainda que a peça processual seja intempestiva", concluiu o relator. 

Nesse sentido, concedeu o HC para cassar a decisão de primeiro grau. O colegiado, por unanimidade, acompanhou o entendimento. 

A advogada Thais Menezes (Thais Menezes Escritório de Advocacia) e o advogado Telmo Bernardo atuaram na causa.

Leia o acórdão.

Thais Menezes Escritório de Advocacia

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS