MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar suspende presunção da legalidade do ouro e boa-fé de comprador
STF

Gilmar suspende presunção da legalidade do ouro e boa-fé de comprador

A decisão também determinou que o Executivo a adote nova legislação para a fiscalização do comércio do ouro.

Da Redação

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Atualizado às 15:55

O ministro Gilmar Mendes, do STF, suspendeu a eficácia da legislação que presume a legalidade do ouro adquirido e a boa-fé da pessoa jurídica que o adquiriu.

Para o ministro, a ausência de ação governamental para prevenir as irregularidades na cadeia de extração e comércio de ouro no país põe em xeque a observância de outros mandamentos constitucionais previstos no art. 225 da CF/88, entre elas o dever de preservar e restaurar processos ecológicos, promovendo o manejo ecológico do ecossistema.

Atual legislação

Segundo o parágrafo 4º do art. 39 da lei 12.844/13, presume-se a legalidade do ouro adquirido e a boa-fé da pessoa jurídica adquirente quando as informações mencionadas, prestadas pelo vendedor, estiverem devidamente arquivadas na instituição legalmente autorizada a realizar a compra de ouro.

Garimpo ilegal

Para Gilmar, trazer legalidade para o ouro adquirido com boa-fé sabota a efetividade do controle de uma atividade inerentemente poluidora e incentiva a comercialização de ouro originário de garimpo ilegal.

Além do PV, o PSB e o partido Rede Sustentabilidade ajuizaram a ADIn 7.273 (processo principal ao que a ADIn 7.345 foi apensada). O questionamento se fez porque a lei 12.844/13, da forma como foi redigida, "abre caminho para que as DTVMs - Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários comprem ouro e arquivem as informações fornecidas pelos vendedores (muitas vezes, posseiros e garimpeiros ileais), sem nenhuma outra providência no sentido de comprovarem essas informações".

Além da suspensão, a decisão do ministro pede ainda ao Executivo a adoção de uma nova legislação para a fiscalização do comércio do ouro.

 (Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

STF: Gilmar Mendes suspende presunção de legalidade do ouro adquirido e a boa-fé.(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Análise 

O advogado Rafael Carneiro (Carneiros Advogados) que atua na defesa da do PSB na ADIn 7.273, afirmou que "a decisão é de extrema relevância porque suspende norma que desestimula o Poder Pu'blico a desenvolver seus mecanismos de controle e monitoramento da cadeia de extração e come'rcio de ouro no país e tenta legitimar o metal recebido nas DTVMs, apagando eventuais irregularidades existentes na da cadeia"

Leia a íntegra da decisão na ADIn 7.273.

Leia a íntegra da decisão na ADIn 7.345.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...