MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juristas discutem julgamento do DIFAL no STF
Palestra

Juristas discutem julgamento do DIFAL no STF

Evento aconteceu dia 10/4, em Brasília.

Da Redação

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Atualizado às 07:20

Dia 10/4, grandes nomes do Direito Tributário se reuniram em Brasília para discutir questões relativas ao DIFAL de ICMS, princípio da anterioridade e o julgamento que se avizinha no STF.

Os professores Ayres Britto e Saul Tourinho Leal (Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia), Fernando Facury Scaff, Tércio Sampaio Ferraz Júnior e Betina Grupenmacher palestraram a um público de juristas, representantes de entidades de classe e outros interessados, abordando a leitura constitucional do tema, e os posicionamentos já manifestados pelos ministros da Suprema Corte nos julgamentos das ADIs 7.066/DF, 7.070/DF, e 7.078/CE em tramitação na Corte. 

Após um placar de cinco votos favoráveis aos contribuintes, entendendo ser necessário respeitar-se as anterioridades de exercício e nonagesimal, como dispõe a Lei Complementar nº 190/2022, quanto ao DIFAL de ICMS, o julgamento deve ser reiniciado hoje (12/4), de forma presencial, em função de pedido de destaque da ministra Rosa Weber, presidente do STF.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

 

Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA