MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Escritórios de advocacia buscam por softwares jurídicos mais robustos, com segurança na migração de dados
Migração

Escritórios de advocacia buscam por softwares jurídicos mais robustos, com segurança na migração de dados

Processo de migração de uma plataforma para outra é um desafio que pode ser realizado de forma segura e eficiente.

Da Redação

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Atualizado às 09:18

Com a incorporação da tecnologia no Direito, o software jurídico tornou-se uma ferramenta cada vez mais necessária e até obrigatória no dia a dia dos escritórios de advocacia. Os primeiros programas surgiram no Brasil há pouco mais de três décadas, inicialmente realizando controle de processos. Com o passar dos anos, evoluíram e incorporaram novos recursos, incluindo até inteligência artificial em suas plataformas, a ponto de se transformarem em soluções de gestão.

Diante dos avanços tecnológicos e seus impactos no mercado, muitos escritórios sentiram a necessidade de mudar de software, para utilizarem um modelo mais avançado e robusto, com benefícios que proporcionem um trabalho mais qualificado, refletindo em avanços nos negócios. Entre os recursos estão a entrega de relatórios automatizados e com dados estratégicos, integração entre processual e financeiro, maior controle para que o escritório não perca prazos, entre outros.

Com o desejo de mudança, pode surgir uma insegurança no momento de levar para a nova plataforma todos os dados gerados no sistema anterior, um processo conhecido como migração. Marcelo Alves Cavalcante, sócio-diretor do escritório Abdalla e Landulfo Advogados (com unidades em São Paulo e Belo Horizonte) passou por isso quando decidiu mudar de software jurídico. "Tínhamos uma necessidade de mercado. O primeiro passo foi a migração, que é um desafio para toda e qualquer empresa jurídica", afirma. "Tínhamos 200 mil processos para migrar. Se cada um desses processos desse um problema, teríamos 200 mil problemas para resolver. Antes de migrar, realizamos entrevistas e analisamos 16 sistemas. Escolhemos pelo CPJ-3C, da Preâmbulo Tech", completa. 

O advogado relata que o processo de migração foi feito de forma eficiente e segura, em parceria com a desenvolvedora do software, Preâmbulo Tech, que deu o suporte necessário. "Migramos 200 mil processos. Não houve nenhuma perda de prazo processual e nem de prazo contratual", relata. 

Após a migração, o escritório pôde fazer uso de novos recursos proporcionados com a mudança, em especial a automação aplicada da publicação ao protocolo. "Eu hoje tenho um sistema que através de inteligência artificial me entrega a classificação da publicação, me diz o que deve ser feito e permite um encadeamento de tarefas a serem realizadas. O sistema trabalha automaticamente com workflow, tomando conta da operação para mim. E qual o principal ganho? Eu tenho assertividade, qualidade e tranquilidade", avalia. 

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

 

Ganhos de produtividade

O escritório Carvalho e Dutra Advogados Associados, de São Paulo, também decidiu mudar de software para o CPJ-3C e relata uma experiência positiva no processo de migração. "Tivemos o suporte necessário e fomos orientados sobre todos os procedimentos para uma migração completamente eletrônica, sem necessidade de fazer migração manual. A Preâmbulo Tech realizou treinamentos e consultorias sobre a implementação, de acordo com as nossas necessidades, além de ter conhecimento sobre o sistema antigo utilizado no escritório, e esta experiência proporcionou maior agilidade no processo", comenta Carlos Fagundes, administrador contratado pelo escritório para avaliar e melhorar seus processos internos. 

Carlos Fagundes afirma que com a implementação do software se refletiu na otimização do tempo dos profissionais e nos resultados. "O escritório alcançou mais de 35% de ganho em produtividade no tempo de análise e execução de um processo", aponta. 

O processo de migração, quando feito com o suporte adequado, resulta em um procedimento seguro e eficiente para uma mudança de software bem-sucedida. "É um procedimento que envolve variáveis de um caso para outro, como a quantidade de dados a serem migrados, o tipo de software anterior, entre outras características", comenta Andreia Andreatta, diretora de Marketing e CS da Preâmbulo Tech. "Nosso time tem experiência e know how neste processo, para que o escritório de advocacia tenha tranquilidade na mudança de software e possa usufruir de recursos proporcionados pela nova tecnologia, tais como automação de tarefas via workflow, inteligência artificial para classificar publicações e relatórios adequados de acordo com as demandas da operação, só para citar alguns exemplos", completa.

Preâmbulo Tech