MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre o professor e tributarista Hugo de Brito Machado
Falecimento

Morre o professor e tributarista Hugo de Brito Machado

Brito Machado foi procurador, juiz, desembargador e grande referência do Direito Tributário.

Da Redação

sábado, 15 de abril de 2023

Atualizado em 16 de abril de 2023 11:36

Faleceu neste sábado, 15, aos 82 anos, o professor Hugo de Brito Machado.

Com notável saber na área do Direito Tributário, Brito Machado foi advogado (OAB/CE 1.526), procurador da República, juiz Federal no Ceará e desembargador Federal da 5ª região.

 (Imagem: Reprodução/YouTube)

Morre o professor Hugo de Brito Machado, referência em Direito Tributário.(Imagem: Reprodução/YouTube)

Hugo de Brito Machado nasceu em Piracuruca, no Piauí, em 6 de maio de 1940.

Destacou-se como docente na UFC - Universidade Federal do Ceará, instituição onde graduou-se em Direito (Turma de 1966). Na mesma universidade fez o mestrado em Direito (1986) e tornou-se doutor em Direito na UFPE, em 2009.

Com formação técnica em contabilidade, deixou um legado marcante na área de Direito Tributário. Foi membro da Academia Brasileira de Direito Tributário e publicou diversas obras sobre o tema, além de participações em congressos, conferências e teses sobre temas tributários.

Em 1979, publicou o "Curso de Direito Tributário", que, em suas mais de quarenta edições, foi o professor de Direito Tributário de várias gerações, conforme destacou seu filho, Hugo de Brito Machado Segundo, ao publicar homenagem ao pai.

Despedida

Segundo informações do TRF da 5ª região, o velório será neste domingo, 16, a partir das 7h, na Funerária Ternura, em Fortaleza. A missa será no mesmo local, às 15h30, e o sepultamento será realizado no Cemitério Parque da Paz, às 17h. 

Pesar

A OAB/CE publicou nota de pesar. "A Ordem se solidariza com a família e amigos nesse momento de profunda dor."

A OAB Nacional também manifestou pesar. "O Conselho Federal se solidariza com a família e com os amigos de Hugo de Brito Machado."

O TRF da 5ª região se solidarizou com os familiares e decretou luto oficial de três dias e determinou que as bandeiras da Corte sejam hasteadas a meio mastro. 

A direção da UFC - Universidade Federal do Ceará também manifestou pesar e decretou luto de três dias. 

"Docente brilhante, colega cordial com todos que o cercavam, o Prof. Hugo de Brito deixa como legado um vasto e profundo trabalho em várias áreas do Direito."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas