MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre o professor e tributarista Hugo de Brito Machado
Falecimento

Morre o professor e tributarista Hugo de Brito Machado

Brito Machado foi procurador, juiz, desembargador e grande referência do Direito Tributário.

Da Redação

sábado, 15 de abril de 2023

Atualizado em 16 de abril de 2023 11:36

Faleceu neste sábado, 15, aos 82 anos, o professor Hugo de Brito Machado.

Com notável saber na área do Direito Tributário, Brito Machado foi advogado (OAB/CE 1.526), procurador da República, juiz Federal no Ceará e desembargador Federal da 5ª região.

 (Imagem: Reprodução/YouTube)

Morre o professor Hugo de Brito Machado, referência em Direito Tributário.(Imagem: Reprodução/YouTube)

Hugo de Brito Machado nasceu em Piracuruca, no Piauí, em 6 de maio de 1940.

Destacou-se como docente na UFC - Universidade Federal do Ceará, instituição onde graduou-se em Direito (Turma de 1966). Na mesma universidade fez o mestrado em Direito (1986) e tornou-se doutor em Direito na UFPE, em 2009.

Com formação técnica em contabilidade, deixou um legado marcante na área de Direito Tributário. Foi membro da Academia Brasileira de Direito Tributário e publicou diversas obras sobre o tema, além de participações em congressos, conferências e teses sobre temas tributários.

Em 1979, publicou o "Curso de Direito Tributário", que, em suas mais de quarenta edições, foi o professor de Direito Tributário de várias gerações, conforme destacou seu filho, Hugo de Brito Machado Segundo, ao publicar homenagem ao pai.

Despedida

Segundo informações do TRF da 5ª região, o velório será neste domingo, 16, a partir das 7h, na Funerária Ternura, em Fortaleza. A missa será no mesmo local, às 15h30, e o sepultamento será realizado no Cemitério Parque da Paz, às 17h. 

Pesar

A OAB/CE publicou nota de pesar. "A Ordem se solidariza com a família e amigos nesse momento de profunda dor."

A OAB Nacional também manifestou pesar. "O Conselho Federal se solidariza com a família e com os amigos de Hugo de Brito Machado."

O TRF da 5ª região se solidarizou com os familiares e decretou luto oficial de três dias e determinou que as bandeiras da Corte sejam hasteadas a meio mastro. 

A direção da UFC - Universidade Federal do Ceará também manifestou pesar e decretou luto de três dias. 

"Docente brilhante, colega cordial com todos que o cercavam, o Prof. Hugo de Brito deixa como legado um vasto e profundo trabalho em várias áreas do Direito."

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...