MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP: Pessoa com HIV tem direito a transporte público gratuito
Transporte gratuito

TJ/SP: Pessoa com HIV tem direito a transporte público gratuito

Decisão foi pautada na preservação da vida e dignidade humana.

Da Redação

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Atualizado às 12:18

A 2ª câmara de Direito Público do TJ/SP manteve decisão da juíza de Direito Ana Lucia Fusaro, da 2ª vara Cível de São Caetano do Sul/SP, garantindo a uma mulher portadora do vírus HIV o direito de isenção tarifária nos meios de transporte público operados pela CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Metrô - Companhia do Metropolitano de São Paulo, SPTrans - São Paulo Transporte S/A e EMTU/SP - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo.

Segundo os autos, a autora, que também possui transtorno depressivo grave e está desempregada, requereu a gratuidade em virtude da dificuldade financeira em custear as despesas de transporte para a realização de tratamento médico semanal, a que foi submetida por tempo indeterminado, com deslocamentos entre os municípios de São Paulo e São Caetano do Sul.

 (Imagem: Freepik)

A decisão do tribnal foi pautada na preservação da vida e dignidade humana.(Imagem: Freepik)

A desembargadora Vera Angrisani, relatora do recurso, destacou que, embora a legislação vigente preveja o benefício para quem possui deficiência cuja gravidade comprometa a capacidade de trabalho, a requerente realiza tratamento justamente para evitar o agravamento do quadro e o comprometimento severo da saúde. "As garantias previstas pela CF, no caso, possuem caráter preventivo, sendo inviável que se aguarde, para a concessão do benefício em comento, a exigência de outras doenças decorrentes do vírus HIV", salientou a magistrada.

"Diante disso, é cabível a isenção postulada, observando que sem o benefício, o tratamento da autora poderia ser comprometido, situação que, a toda evidência, agravaria o quadro de saúde desta última, com evidente e inadmissível violação à vida e dignidade humana", complementou a relatora.

O tribunal não divulgou o número do processo.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA