MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para ministros, ChatGPT pode ser valioso para a Justiça
Tributação e Economia Digital

Para ministros, ChatGPT pode ser valioso para a Justiça

A ferramenta, que elabora o textos rapidamente, é alimentada por informações da internet e por um conjunto de dados de trocas de conversas.

Da Redação

terça-feira, 2 de maio de 2023

Atualizado às 15:36

Nesta semana, Roma é palco de importante evento que reúne ministros, autoridades e advogados brasileiros e italianos para tratar de tributação e economia digital. Tema de grande repercussão e importância, a Inteligência Artificial está na pauta das discussões. 

Na ocasião, os ministros Luís Roberto Barroso, do STF, e o ministro Villas Bôas Cueva, do STJ, falaram da possibilidade do ChatGPT servir o Judiciário. 

Substituição inviável

Ao Migalhas, o ministro Barroso afirmou que a Inteligência Artificial, quando bem utilizada, será muito valiosa para a Justiça, todavia, não será capaz de substituir o juiz. Isto porque, em seu entendimento, as máquinas e computadores não adquirem consciência para discernir o certo do errado ou o justo do injusto.

“No atual estágio da condição humana e da condição tecnológica, o juiz vai ser inevitável. Agora, se vier uma boa minuta pelo ChatGPT e você puder apenas revisá-la, essa é uma possibilidade que eu não descartaria.”

Por fim, S. Exa. destacou que se deve olhar criticamente para novidades como esta, para, assim, “aproveitar o que elas têm de bom e descartar o que elas têm de ruim”.

Assista:

Futuro

Na mesma vertente, o ministro Cueva asseverou acerca da possibilidade, em um futuro próximo, da ferramenta auxiliar magistrados a fazer pesquisas e "entender melhor como tem se desenvolvido a jurisprudência". No entanto, de acordo com S. Exa., tal avanço depende de uma regulação adequada que impeça o uso abusivo dessas novas ferramentas.

Assista: 

Como funciona?

O nome ChatGPT vem de "Chat Generative Pre-Trained Transformer" - na tradução livre, gerador/transformador de bate-papo pré-treinado. Ele foi desenvolvido pela organização americana OpenAI. 

Ao fazer uma pergunta sobre determinado tema, o sistema faz uma busca e elabora o texto rapidamente. O algoritmo é alimentado por informações da internet e por um conjunto de dados de trocas de conversas. Com isso, o resultado é um texto coerente.

Para acessar o ChatGPT é preciso criar uma conta no site. O uso é gratuito.

O evento

A Universidade Sapienza de Roma, em parceria com a Escola Superior de Advocacia Nacional da OAB (ESA Nacional) realiza, de 2 a 5 de maio, o curso de alta formação "Tributação e Economia Digital", em Roma, na Itália. A programação conta com temas como legalidade tributária, novas tecnologias, desafios da economia digital, coisa julgada em matéria tributária, criptomoedas, NFTs, e muito mais.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram