MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Tutora é condenada por pendurar filhote, pelo pescoço, em árvore
Maus-tratos

Tutora é condenada por pendurar filhote, pelo pescoço, em árvore

A tutora foi condenada à pena de dois anos de reclusão, em regime inicial aberto, substituída por duas penas restritivas de direitos, bem como ao pagamento de 10 dias-multa.

Da Redação

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Atualizado às 11:46

Uma mulher foi condenada a pena de reclusão, mais pagamento de multa, por maus-tratos contra um filhote de pastor alemão*. A decisão é do juiz de Direito Tiago Loureiro Andrade, da vara única de Papanduva/SC, no planalto norte do Estado.

De acordo com os autos, a PM foi acionada para atender uma ocorrência e, ao chegar ao local, deparou com o animal preso. Ao se aproximarem, o cachorro se mostrou temeroso, colocou o "rabo entre as pernas", manteve as orelhas baixas e urinou descontroladamente. Segundo os vizinhos, a tutora havia tentado enforcar o cão com uma corrente/corda. Em defesa, a mulher arguiu por sua inimputabilidade.

"Receberam também um vídeo pelo Whatsapp funcional da PM, feito por uma moradora do local. No local, encontraram o animal. A proprietária confirmou que tinha amarrado daquela forma, como forma de punir, pois ele tinha estragado umas plantas. Pode ser que o vídeo ainda esteja no celular funcional da PM. O vídeo mostrava que a ré amarrou o cachorro e pendurou na árvore. O cachorro era filhote. O filhote estava erguido no ar. Dava para ver nitidamente no vídeo. O vídeo mostrava o cão amarrado, não mostrava quem amarrou. O vídeo foi mostrado à ré e ela falou que foi uma forma de punir o cachorro. Ela disse que o cachorro não era dela, que era do ex-genro."

 (Imagem: Pexels)

Segundo os vizinhos, a tutora havia tentado enforcar o cão com uma corrente/corda.(Imagem: Pexels)

Para análise do caso, foram ouvidas seis testemunhas e também realizado o interrogatório da acusada. Uma vizinha confirmou as agressões, em relato corroborado por outras duas testemunhas. 

"Lembra do fato. É vizinha da ré. Estava em casa e escutou o cachorro gritando. Viu a acusada enforcando o cachorro em um pau, uma forquilha. A ré falou que se não quisesse que ela matasse o cachorro, que ela pegasse o cachorro. Chamou a polícia. Achou que era o cachorro de outra vizinha, que cuida bem do cachorro, mas era o cachorro da ré. Viu a ré enforcando o cachorro e o cachorro pendurado. Quando a depoente gritou, a ré soltou o cachorro. O cachorro estava pendurado na árvore em uma corda. A ré estava junto. A ré soltou quando gritaram que iam chamar a polícia. O cachorro gritou por uns 3 minutos. Foi a primeira vez que viu o cachorro sendo mal-tratado. Já tinha visto o cachorro amarrado, mas sem ser mal-tratado."

O policial que atendeu ao chamado narrou em juízo ter tido acesso ao vídeo com o cachorro pendurado na árvore - fato que a própria ré confirma, embora tente justificá-lo ao alegar que estava nervosa porque o cão havia estragado algumas de suas plantas. Já outro agente, com curso de adestramento, informou que o cachorro estava abalado psicologicamente e com medo.

Para o magistrado, tanto a materialidade quanto a autoria do delito são comprovadas pela prova oral produzida em juízo. "Embora a ré não tenha confirmado o fato em seu interrogatório, ela disse que amarrou o cachorro e pretendia dar umas 'varadas' no animal, possivelmente por estar em surto. É certo que a conduta de pendurar um animal pelo pescoço com uma corrente configura maus-tratos, pois causa sofrimento desnecessário ao animal."

Com isso, foi julgado procedente o pedido feito na denúncia, a fim de condenar a mulher à pena de dois anos de reclusão, em regime inicial aberto, substituída por duas penas restritivas de direitos, bem como ao pagamento de 10 dias-multa.

*O animal está sob os cuidados de terceiros desde a data do fato.

Veja a decisão.

Informações: TJ/SC.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...