MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Especialistas criticam falta de modulação da decisão da coisa julgada
Coisa julgada

Especialistas criticam falta de modulação da decisão da coisa julgada

Para os advogados, STF deve estabelecer um marco para não prejudicar a confiança nos tribunais.

Da Redação

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Atualizado às 08:40

No início do ano, o plenário do STF decidiu que os efeitos de uma decisão definitiva, conhecida como "coisa julgada", sobre tributos recolhidos de forma continuada perdem seus efeitos quando a Corte se pronunciar em sentido contrário. Com maioria dos votos, os ministros determinaram que a perda de efeitos é imediata, sem a necessidade de ação rescisória.

Com a repercussão da decisão, a equipe da TV Migalhas conversou o advogado e professor da USP Heleno Torres, durante o evento "Tributação e Economia Digital", que acontece em Roma, na Itália.

O especialista acredita que a decisão do Supremo é de grande importância para a sociedade. "Ela está em conformidade à expectativa de confiança legítima que nós temos que respeitar."

Entretanto, o professor ressalta que os contribuintes clamam por uma modulação dos efeitos.

"Apesar da decisão ser perfeita do ponto de vista da técnica jurídica, algumas situações ainda exigem o controle do STF, que poderá vir embargos de declaração, a respeito da modulação dos efeitos."

Dessa forma, Torres crê que, de fato, o Supremo não pode analisar cada caso, mas pode "estabelecer um marco em certos casos específicos que justifiquem alguma modulação."

Veja entrevista.

Quem também falou sobre o assunto foi o ex- bâtonnier da advocacia, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que afirmou que para se ter segurança jurídica é preciso lembrar que a lei não pode retroagir para prejudicar "coisa julgada".

"Se a lei não pode retroagir, a mudança de interpretação da lei pelos tribunais também não pode ter efeito retroativo para prejudicar a confiança legitima, a boa-fé do cidadão e a crença nas jurisprudências e nos precedentes dos tribunais brasileiros."

Veja entrevista.

O evento

A Universidade Sapienza de Roma, em parceria com a Escola Superior de Advocacia Nacional da OAB (ESA Nacional) realiza, de 2 a 5 de maio, o curso de alta formação "Tributação e Economia Digital", em Roma, na Itália. A programação conta com temas como legalidade tributária, novas tecnologias, desafios da economia digital, coisa julgada em matéria tributária, criptomoedas, NFTs, e muito mais.

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas