MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Superação do Precedente Judicial no Direito Brasileiro"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Superação do Precedente Judicial no Direito Brasileiro"

A obra corresponde à tese de doutorado, do autor, aprovada na PUC-Rio em abril de 2021.

Da Redação

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Atualizado às 10:46

A obra "Superação do Precedente Judicial no Direito Brasileiro" (JusPodivm - 400pg.), de autoria de Leonardo Duncan Moreira Lima, sócio do Candido de Oliveira - Advogados, tem como objetivo propor uma sistematização da superação no direito brasileiro, como técnica de revogação do precedente vinculante, tomando como ponto de partida a interpretação das esparsas disposições legais que hoje a regulam, compatibilizando-as com o conceito de superação extraído da teoria geral e com as normas constitucionais.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Conforme defendido nesta obra, a superação só pode ocorrer em situações excepcionais (requisitos materiais da superação), quais sejam: (a) a perda da congruência social (precedente desgastado diante do novo contexto fático); (b) rompimento da consistência sistêmica (precedente incompatível com o novo contexto jurídico); e (c) grave erro na formação do precedente. Além disso, a superação está sujeita a requisitos processuais que condicionam a validade e a eficácia da norma revogatória emanada da decisão que a realiza (requisitos processuais da superação). São eles: (a) a competência; (b) o contraditório qualificado; e (c) a fundamentação adequada e específica.

Por outro lado, a mudança abrupta de entendimento é incompatível com o dever de estabilidade e fere os postulados da confiabilidade e da calculabilidade que compõem o princípio da segurança jurídica. Destarte, sendo o caso de superação, devem ser protegidas as situações subjetivas já reconhecidas e consolidadas, bem como assegurada a transição do ordenamento jurídico de modo a evitar alterações bruscas e violentas. 

Essa mudança com segurança é possível mediante o emprego de regras de transição, dentre as quais a mais conhecida é a modulação dos efeitos da decisão em relação aos seus aspectos temporais, para estabelecer eficácia diferente da retroativa (modulação temporal). Mas existem outras regras de transição, abordadas também neste livro.

Sobre o autor:

Leonardo Duncan Moreira Lima é advogado (Candido de Oliveira - Advogados), Doutor, mestre e Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Atualmente é professor de Direito Processual Civil, Processo Constitucional e Processo Coletivo nos cursos de Graduação e Pós Graduação da PUC-Rio. Foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Rio de Janeiro nos anos de 2009 e 2015 e Integrante do Tribunal de Ética da OABRJ nos anos de 2010 e 2015. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP.

-----

Ganhadora:

  • Márcia do Carmo da Silva Andrade, de Santa Bárbara d'Oeste/SP.

Candido de Oliveira - Advogados

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...