MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Doutorado na Itália: Advogada dá dicas e explica processo de inscrição
Estudos na Itália

Doutorado na Itália: Advogada dá dicas e explica processo de inscrição

Se aprofunde no italiano e saiba que os países, embora culturalmente semelhantes, são muito diferentes.

Da Redação

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Atualizado às 11:40

A vontade de se especializar fora do Brasil é tomada por grande parte dos advogados. Fazer mestrado e doutorado fora do país é a chance de se especializar nas melhores universidades do mundo. Mas, como é o processo?

Migalhas entrevistou a advogada e doutoranda na Universidade de Sapienza Camila Martins dos Santos Benevides. Ela contou todo o processo para entrar nos programas na Itália e como bônus deu dicas relevantes para quem deseja se especializar.

Segundo a advogada, o advogado deve traduzir seu diploma brasileiro por um tradutor juramentado e levar ao consulado italiano no Brasil para que seja feito um documento chamado dichiarazione di valore.

A Dichiarazione di Valore ou, em português, declaração de valor, é um documento oficial, redigido em italiano, que comprova a autenticidade e legitimidade da documentação apresentada.

O documento é emitido pelas representações diplomáticas italianas aos interessados que, tendo obtido um diploma nas Instituições de ensino estrangeiras, desejam prosseguir com os estudos na Itália, iniciar os procedimentos para o reconhecimento dos próprios diplomas ou para o reconhecimento profissional.

A partir da declaração de valor, o título passa a ter validade na Itália e o requerente poderá participar do processo seletivo da universidade italiana.

Para Camila, há um desafio muito grande com relação à língua, cultura e ordenamento jurídico.

"Eu pensava que era muito mais semelhante com o brasileiro, quando cheguei percebi que, embora o Brasil beba da mesma fonte, os países seguiram caminhos diferentes, principalmente no Direito do Trabalho."

A advogada dá dicas: se aprofunde no italiano e saiba que os países, embora culturalmente semelhantes, são muito diferentes.

"Se aprofunde no italiano, considerando que trabalhamos com palavras técnicas, um simples curso no Brasil vai gerar um pouco de dificuldade de integração. Saiba que, embora Itália e Brasil sejam culturalmente semelhantes, existem grandes diferenças, tem que estar preparado para o 'jeitinho' italiano."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas