MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Desvio mental": Tia indenizará sobrinho por ofensas homofóbicas
Preconceito

"Desvio mental": Tia indenizará sobrinho por ofensas homofóbicas

Mulher ainda afirmou que o rapaz teria desajuste social e caráter duvidoso por causa de sua orientação sexual.

Da Redação

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Atualizado às 12:06

7ª câmara de Direito Privado do TJ/SP condenou uma mulher a indenizar o sobrinho por ofensas homofóbicas contra sua orientação sexual. A reparação por danos morais foi fixada R$ 3 mil.

De acordo com os autos, a mulher e seu irmão estavam conversando, quando ela fez comentários injuriosos a respeito do sobrinho de ambos, manifestando reprovação por sua opção sexual. Ela afirmou que o rapaz teria desvio mental, desajuste social e caráter duvidoso. Nesse momento, o irmão gravou o diálogo e enviou ao autor, que ajuizou a ação afirmando ter sofrido abalo psicológico. 

 (Imagem: Freepik.)

Tia deverá pagar R$ 3 mil por danos morais.(Imagem: Freepik.)

Na decisão, o relator, desembargador José Rubens Queiroz Gomes, destacou que as provas dos autos demonstram "manifesta vontade da ré de proferir ofensas à pessoa do autor, desmerecendo-o e desqualificando-o diante dos impropérios, inclusive de cunho homofóbico e com forte carga de preconceito".

O magistrado também fez referência à sentença, que pontuou que a conduta ofendeu a honra subjetiva, reputação social e dignidade humana, extrapolando o direito à livre manifestação do pensamento, que não é absoluto e encontra limite na proteção à honra de terceiros. 

O tribunal omitiu o número do processo.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas