MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça manda YouTube excluir 14 vídeos de maus-tratos a animais
Liminar

Justiça manda YouTube excluir 14 vídeos de maus-tratos a animais

A magistrada fixou multa diária em caso de descumprimento.

Da Redação

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Atualizado às 14:34

A juíza de Direito Gisele Valle Monteiro da Rocha, da 44ª vara Cível de SP, determinou que o YouTube retire do ar 14 vídeos que contêm maus-tratos a animais. Entre eles, há imagens de brigas entre pitbulls, abandono de animais em estrada, submissão de cães a situações de intenso estresse etc.

A ação foi movida pela ONG "Os Animais Importam" contra o Google almejando a exclusão do canal pertencente a um criador de animais clandestino situado no Rio Grande do Sul, que pratica reprodução forçada de fêmeas, principalmente da raça pitbull. Segundo a entidade, o réu compartilha com frequência vídeos contendo crimes cruéis contra animais de diferentes espécies, principalmente cachorros.

Em 2022, o juiz de Direito Cesar Augusto Vieira Macedo, ao apreciar o pedido liminar, determinou que a ONG apresentasse as URLs dos vídeos que pretende ver removidos.

"Há probabilidade do direito da parte autora, ante a gravidade do conteúdo dos vídeos postados pelo terceiro (...). Há também urgência e o perigo de dano, ante a veiculação de vídeos capazes de incitar, encorajar, e/ou normalizar a prática de crimes contra animais. De outro lado, a exclusão de todo o canal poderia representar injusta suspensão de veiculação de vídeos com conteúdo regular e legítimo. E a proibição de futuras postagens representa censura prévia, o que é vedado pelo ordenamento jurídico."

As URLs foram apresentadas e, nesta semana, a juíza Gisele Valle Monteiro da Rocha determinou a exclusão de 14 vídeos, no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 500, limitada a R$ 15 mil.

 (Imagem: Freepik)

YouTube terá de remover 14 URLs.(Imagem: Freepik)

O presidente da ONG, Leandro Ferro, comemorou a decisão:

"Sem dúvidas, é uma primeira vitória que deve ser comemorada, mas nós continuaremos batalhando judicialmente para que o canal inteiro seja excluído! Afinal, não podemos permitir que esses crimes continuem sendo cometidos e veiculados na plataforma; quem maltrata animais não pode ficar impune, muito menos lucrar em cima disso!"

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...