MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Translúcida": Ministro Sebastião Reis Jr. lança livro de presas trans
Obra | Lançamento

"Translúcida": Ministro Sebastião Reis Jr. lança livro de presas trans

Obra contém fotos e relatos da visita do ministro ao centro de detenção provisória Pinheiros II, em São Paulo.

Da Redação

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Atualizado às 17:22

No dia 22 de junho, será lançado, no STJ, o livro "Translúcida", do ministro Sebastião Reis Júnior. A obra é dedicada, em especial, às pessoas transgênero. No livro, o ministro apresenta algumas de suas fotos de pessoas trans presas no sistema penitenciário paulista.

Unindo preocupação em dar visibilidade a essas pessoas e o interesse pela fotografia, o ministro foi ao Centro de Detenção Provisória Pinheiros II, em São Paulo, e registrou em imagens as angústias, alegrias, vaidades e os dilemas de presas transexuais que cumprem pena no local. Migalhas teve a honra de acompanhar essa visita.

A proposta do livro vai muito além das fotos: para cada imagem, pessoas com diferentes formações - profissionais do Direito, militares e artistas - aprofundam a reflexão do assunto por meio de múltiplas linguagens, expressando-se da forma como quiseram. A obra, assim, combina as fotos com cartas, ilustrações, contos, poesias e ensaios. 

"Não é um livro de fotos. Também não é um livro que se limita a discutir a questão prisional. É muito mais do que isso", enfatiza o ministro.

Segundo ele, as fotos serviram para provocar, para falar de algo que não pode ficar escondido atrás dos muros de uma prisão, nem embaçado por preconceitos e mentiras.

"Temos que falar abertamente sobre as pessoas transexuais. Não só das presas, mas de todas que estão ao nosso redor, com quem convivemos no dia a dia", ressalta o ministro na apresentação da obra.

 (Imagem: Divulgação)

Ministro lança livro dedicado a pessoas trans.(Imagem: Divulgação)

Visita ao presídio

Amante da fotografia, a humanidade que expõe em seus julgados poderá ser vista também em seu hobby. Ministro Sebastião, ao conversar com os presos, esteve atento aos direitos fundamentais e da dignidade humana, ouvindo os pedidos e anseios dos que ali estavam.

Em texto enviado ao Migalhas, S. Exa. conta e mostra o que viu, e fala com humanidade da situação daqueles que cumprem pena. Sebastião Reis Jr. também faz críticas ao Estado e o descaso em propiciar a ressocialização de seus presos. 

"Por que será que temos uma repulsa tão grande àqueles que erraram e pagaram por seus erros? Será que ao cometerem crimes deixam de ser humanos, deixam de ter direitos?"

Unindo o amor pela fotografia ao trabalho que desempenha na Justiça, ministro mostrou a realidade de detentas que, muitas vezes, têm de dormir no chão em celas superlotadas e têm dificuldades na expedição de documentos com o nome social.

Seminário

No mesmo dia do lançamento do livro, o STJ vai realizar o seminário Igualdade e Justiça: a Construção da Cidadania Plural.

As inscrições para o seminário, que tem o apoio da Embaixada da Suécia e do Instituto Innovare, podem ser feitas aqui. A obtenção de certificado está condicionada à participação presencial.

No seminário, juristas e especialistas de diversas áreas vão discutir temas como pluralidade e diversidade, identidade de gênero, direitos humanos e liberdade de expressão. Também serão realizados debates sobre a união homoafetiva, o protagonismo do Judiciário na afirmação da cidadania plural e as realidades nos sistemas regionais de direitos humanos.

Confira a programação:

9h - Abertura Solene

9h45 - Pluralidade e Diversidade. Existência e identidade na afirmação dos Direitos Humanos.

11h - Identidade de gênero e Direitos Humanos.

12h - Almoço

14h - Liberdade de Expressão. Limites e Tensões.

15h - União homoafetiva. Diálogos comparados.

16h15 - Intervalo

16h30 - O Protagonismo do Judiciário na afirmação da cidadania plural.

17h45 - Pluralidade e diversidade nos sistemas regionais de Direitos Humanos.

18h15 - Roda de Conversa

19h - Lançamento do Livro do ministro Sebastião Reis Jr.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...