MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP anula arbitragem por abstenção de voto de um dos árbitros
Arbitragem

TJ/SP anula arbitragem por abstenção de voto de um dos árbitros

Votação será reaberta e os três árbitros deverão se manifestar.

Da Redação

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Atualizado às 14:58

Uma sentença arbitral foi anulada na Justiça por abstenção de voto de um dos coárbitros. A decisão é da 1ª câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ/SP, que determinou a reabertura da votação, ocasião em que os três árbitros do caso deverão se pronunciar.

Para o relator, a falta de um voto fere o princípio do acesso à Justiça.

Em caso de nova abstenção, deverá ser chamado novo árbitro.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP anula arbitragem por abstenção de um julgador.(Imagem: Freepik)

O processo envolve julgamento de Tribunal de Arbitragem sobre compra e venda de publicidade na emissora de rádio e TV Bandeirantes. No caso, foi tomada decisão sem o voto de um dos árbitros, que já havia manifestado dissenso anteriormente.

Após o resultado, a parte derrotada buscou a Justiça para anular a sentença, alegando que a falta do pronunciamento impede que o presidente do painel exerça sua prerrogativa de voto de minerva.

O relator do recurso, desembargador Cesar Ciampolini Neto, destacou que "a abstenção de voto de coárbitro configura non liquet, vulnerando o princípio constitucional do acesso à Justiça (inciso XXXV do art. 5º da Constituição Federal)".

"O tribunal arbitral tem, com efeito, o dever de prestar tutela jurisdicional no caso que lhe é dado a solver. (...) Abstendo-se um dos árbitros de votar, não se pode considerar ter havido divergência qualitativa. Tinha ele o dever de decidir, de um modo, ou de outro, externando, enfim, convencimento."

O julgamento teve a participação dos desembargadores Alexandre Lazzarini e Azuma Nishi.

A decisão foi unânime.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA