MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cármen Lúcia: Há preconceito contra mulheres nos tribunais
Igualdade

Cármen Lúcia: Há preconceito contra mulheres nos tribunais

Ministra palestrou hoje em evento promovido pelo IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo.

Da Redação

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Atualizado em 30 de maio de 2023 12:29

Ministra Cármen Lúcia, do STF, foi a homenageada de hoje da "Reunião-almoço IASP". Aplaudida de pé pelo auditório lotado, a ministra trouxe à pauta de discussões questões como preconceito contra mulheres, polarização política, combate à desinformação nas redes sociais, democracia e dignidade da pessoa humana.

Ao falar sobre a construção de um Brasil mais igualitário, a ministra citou a desigualdade de gênero em todas as esferas, inclusive no Judiciário, onde atualmente há apenas 38% de composição feminina. "Nós ainda não conseguimos atingir o patamar de sermos normalmente consideradas iguais. Eu sou juíza do Supremo Tribunal Federal e há preconceito. Há preconceito nos tribunais. Nós temos tribunais que não há uma mulher compondo."

Se fizer um recorte, as mulheres negras são somente 7% e nos Tribunais Superiores 19,6%. Ainda, segundo a ministra, o direito faz o que pode para proibir a expressão, a manifestação e a prática do preconceito, mas "pelo olhar a gente sabe quem não gosta de ver mulher sendo juíza".

Segundo S. Exa., na esteira da luta pela igualdade, está a democracia. "Somos todos humanamente iguais, seja na luz ou na sombra."

Ministra Cármen Lúcia em palestra no IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo. (Imagem: Foto: Felipe Lampe)

Ministra Cármen Lúcia em palestra no IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo.(Imagem: Foto: Felipe Lampe)

Carmén Lúcia lamentou ainda a polarização e a situação odienta que alguns advogados têm se tratado. Para ela, a inimizade é estranha ao profissional do Direito, que vive do contraditório. Ela defende ainda uma aplicação da Justiça sem ódio.

"Essa coisa odienta corrói a base do direito e impossibilita a democracia. Democracia é a vida de cada um de nós, porque é a única forma pensada de viver com o outro garantindo a liberdade do outro. Porque é no reflexo do outro que eu tenho a visão da minha própria existência."

Para ela, a democracia e o Estado Democrático de Direito se baseiam na força do pensamento. "Quanto mais você pensar e for educado mais você é livre." Neste sentido, a ministra criticou o poder das redes socias. Em sua visão, é necessário regular as Big Techs ou "estaremos construindo uma fortaleza com porta de papelão. Ou bem queremos o estado democrático de direito ou bem estaremos caminhando rapidamente para o precipício."

Ainda sobre o uso da tecnologia, S. Exa. disse que é necessário repensar o Judiciário 4.0. Para ela, não há tela plasma que substitua o olhar, e o excesso de processos deve ser combatido nas faculdades de Direito, que fomentam o contencioso. "Estamos errando na base. Precisamos ensinar o aluno a conciliar, a arbitrar e a participar de outras formas de composição."

Ela finalizou ainda dizendo que a comunidade jurídica deve estar unida. "Temos que fazer reuniões propositivas entre todas as instituições que podem atuar judicialmente. Precisamos conversar, formar consensos e levar propostas."

IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...