MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Perfil de empresa no Instagram excluído indevidamente será reativado
Instagram

Perfil de empresa no Instagram excluído indevidamente será reativado

Plataforma alegava que usuário violou os termos de uso, mas não comprovou.

Da Redação

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Atualizado às 11:06

Instagram terá de reativar conta de empresa por não comprovar violação aos termos de uso. Assim decidiu a juíza de Direito Lúcia Caninéo Campanhã, da 6ª vara Cível de São Paulo/SP, ao condenar a rede social, ainda, ao pagamento de danos morais. Segundo a magistrada, a empresa se viu privada da utilização de sua conta, voltada para o exercício de atividade profissional.

Consta nos autos, que a empresa alegou que sua conta comercial, com mais de 300 mil seguidores, foi desativada por violar termos do Instagram.

Assim, criou conta reserva, com 13 mil seguidores, para continuar a atividade comercial, até que a conta original fosse reativada. Entretanto, a segunda conta também foi desativada, sob mesma justificativa. 

Entendendo que o desligamento da conta se deu de forma arbitrária e injustificada, entrou em contato com o Facebook, mas não foi atendida.

Então, ajuizou ação de obrigação de fazer, postulando a reativação da conta e indenização por danos morais. 

 (Imagem: Pexels)

Empresa criou uma segunda conta no Instagram, mas também foi desativada.(Imagem: Pexels)

Segundo o Facebook, a empresa teria violado termos de uso do Instagram por vender produtos falsificados.

Entretanto, a empresa prejudicada informou que seu perfil apenas comercializava divulgação de informações na área comercial, sequer passíveis de falsificação. 

Para a magistrada, o Facebook não apresentou provas da alegação de violação dos termos da plataforma por falsificação de produtos, de modo que sua conduta fora abusiva, prejudicando o usuário da conta que a utilizava profissionalmente.

"Em que pese a alegação da requerida de que a autora não teria observado os 'Termos de Uso' ou 'Diretrizes da Comunidade', não apresentou qualquer prova neste sentido. E mesmo após os esclarecimentos prestados pela usuária, manteve o bloqueio, sem qualquer justificativa plausível."

Assim, condenou o Facebook a reativar a conta da empresa e ao pagamento de danos morais no valor de R$ 3 mil.

O escritório Engel Advogados patrocinou a causa.

Veja a sentença.

Engel Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas