MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Indicação de Cristiano Zanin ao STF é publicada no DOU
Ministro do STF

Indicação de Cristiano Zanin ao STF é publicada no DOU

Em despacho na edição extra do DOU, Lula encaminha ao Senado a apreciação de Zanin para ministro do STF.

Da Redação

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Atualizado às 17:57

Foi publicada em edição extra do DOU desta quinta-feira, 1º, a indicação de Cristiano Zanin ao STF. Em despacho, o presidente Lula encaminha ao Senado, para apreciação, o nome do advogado na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Pela manhã, o presidente já tinha adiantado o indicado, enfatizando que o "Brasil irá se orgulhar" de ter Zanin como ministro.

Quem é?

Zanin tem 47 anos e graduação pela PUC-SP. É natural de Piracicaba, pujante cidade do interior de São Paulo. Aliás, aqui vai uma curiosidade: será o primeiro piracicabano a integrar a Suprema Corte. De fato, embora as cidades vizinhas já tivessem filhos seus na história do STF - como Campinas, Capivari (2 ministros são capivarianos), Tatuí (o querido ministro Celso de Mello), Amparo e Bragança Paulista (o ministro Cezar Peluso) - até hoje Piracicaba não tinha tido essa glória, agora trazida por Zanin, que, nas palavras do famoso hino da cidade, com o sotaque inconfundível, é "um filho ausente a suspirar por ti".

Além da advocacia, trincheira onde se notabilizou pela atuação firme e destemida, Zanin já exerceu o magistério como professor universitário de Direito Civil e Direito Processual Civil.

Possuidor de um espírito reservado, mas associativo, participa do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo, IBDEE - Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial e IBA - International Bar Association.

Discreto na vida pessoal, é casado com a também advogada Valeska Teixeira Zanin Martins - a grande responsável pela vitória na ONU, que reconheceu a parcialidade de Moro ao condenar Lula - e amoroso pai de três filhos.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...