MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Indicação de Cristiano Zanin ao STF é publicada no DOU
Ministro do STF

Indicação de Cristiano Zanin ao STF é publicada no DOU

Em despacho na edição extra do DOU, Lula encaminha ao Senado a apreciação de Zanin para ministro do STF.

Da Redação

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Atualizado às 17:57

Foi publicada em edição extra do DOU desta quinta-feira, 1º, a indicação de Cristiano Zanin ao STF. Em despacho, o presidente Lula encaminha ao Senado, para apreciação, o nome do advogado na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Pela manhã, o presidente já tinha adiantado o indicado, enfatizando que o "Brasil irá se orgulhar" de ter Zanin como ministro.

Quem é?

Zanin tem 47 anos e graduação pela PUC-SP. É natural de Piracicaba, pujante cidade do interior de São Paulo. Aliás, aqui vai uma curiosidade: será o primeiro piracicabano a integrar a Suprema Corte. De fato, embora as cidades vizinhas já tivessem filhos seus na história do STF - como Campinas, Capivari (2 ministros são capivarianos), Tatuí (o querido ministro Celso de Mello), Amparo e Bragança Paulista (o ministro Cezar Peluso) - até hoje Piracicaba não tinha tido essa glória, agora trazida por Zanin, que, nas palavras do famoso hino da cidade, com o sotaque inconfundível, é "um filho ausente a suspirar por ti".

Além da advocacia, trincheira onde se notabilizou pela atuação firme e destemida, Zanin já exerceu o magistério como professor universitário de Direito Civil e Direito Processual Civil.

Possuidor de um espírito reservado, mas associativo, participa do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo, IBDEE - Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial e IBA - International Bar Association.

Discreto na vida pessoal, é casado com a também advogada Valeska Teixeira Zanin Martins - a grande responsável pela vitória na ONU, que reconheceu a parcialidade de Moro ao condenar Lula - e amoroso pai de três filhos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas