MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Proteção do Mercado de Capitais no Brasil"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Proteção do Mercado de Capitais no Brasil"

Espera-se que a leitura auxilie o leitor, trazendo subsídios suficientes para a identificação de possíveis sobreposições existentes entre as esferas administrativa e penal, pautada nos critérios engel.

Da Redação

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Atualizado em 5 de junho de 2023 11:05

A obra "Proteção do Mercado de Capitais no Brasil: Sobreposição de Instâncias Administrativa e Penal" (Editora Thoth - 160pg.), de autoria de Maria Victória da Fonseca Esmanhotto, tem por objetivo analisar, de forma geral, as regras previstas no mercado de valores mobiliários brasileiro.

 (Imagem: Arte Migalhas)

O intuito da obra é verificar o surgimento de sua regulamentação.(Imagem: Arte Migalhas)

Imagine-se em um jogo de tabuleiro infantil sem regra alguma. Joga-se como quer. 'Vale tudo'. Certamente, a confusão iniciaria no primeiro instante. Ou então, imagine-se em um jogo cujas regras são diferentes a depender do jogador. "Você pode jogar conosco, desde que aceite que as regras favorecerão quem já está jogando. Você, novo jogador, tende a perder. Mas está convidado a jogar conosco!". Arrisco dizer que, nestas condições, ninguém aceitaria jogar. Então, por que tratando-se do mercado de capitais espera-se que o investidor aceite, sabendo das condições, investir em um mercado sem regras? Ou, ainda, em um mercado em que as regras às quais é submisso valem apenas para ele - e não para todos os participantes? Precisamente por isso, regras e regulações são importantes. 

Nesse contexto, reconhece-se a necessidade de regulamentação do mercado de valores mobiliários. Parece plausível que, frente à crise instaurada - exatamente em razão do jogo sem qualquer regra -, seja esperado que o Estado busque regular e estabelecer os limites para a atuação no mercado de capitais, prevendo sanções aos seus infratores.

Porém, a multiplicidade sancionatória causa inquietação. Parece existir uma dualidade: de um lado, busca-se regulamentar as condutas tidas como preocupantes. De outro, em razão da necessidade urgente, fez-se de forma abrupta. Da mesma forma que a ausência de regulação causa estranheza e desconforto, a presença de dupla sanção pelo mesmo fato traz traços autoritários e que parecem não dialogar com os princípios democráticos presentes na sociedade atual.

O presente livro tem por objetivo analisar, de forma geral, as regras previstas no mercado de valores mobiliários brasileiro. De forma ampla, o intuito é verificar o surgimento de sua regulamentação, assim como a medida em que as esferas penal e administrativa de proteção acabam por se sobrepor.

Espera-se que a leitura auxilie o leitor, trazendo subsídios suficientes para a identificação de possíveis sobreposições existentes entre as esferas administrativa e penal, pautada nos critérios engel.

Sobre a autora:

Maria Victória da Fonseca Esmanhotto é mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba (2022). Pós-graduanda em Gestão de Risco, Compliance e Auditoria pela Pontifício Universidade Católica do Paraná (2022-2023). Graduada pelo Centro Universitário Curitiba (2020). Advogada Criminalista. 

Ganhador da obra:

  • Welliton Volpato, de Braço do Norte/SC.