MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Além do Direito: Demarest celebra 75 anos de luta por justiça
Quinze lustros

Além do Direito: Demarest celebra 75 anos de luta por justiça

Conheça a história da banca e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país.

Da Redação

terça-feira, 6 de junho de 2023

Atualizado em 7 de junho de 2023 14:10

Neste ano, o Demarest Advogados celebra seu jubileu de brilhante. 75 anos de uma trajetória que se mistura ao desenvolvimento da economia e de diversos setores industriais do país. Com 24 práticas de Direito, 70 sócios e cerca de 600 profissionais, atua diuturnamente para atender mais de 2.000 clientes dentro e fora do Brasil.

Tudo começou em 1948. Após uma temporada no Brasil para liderar a filial de uma companhia elétrica, o advogado norte-americano Kenneth Demarest se une a João Batista Pereira de Almeida, chefe do setor Jurídico da FIESP, para fundar o que se tornaria um dos maiores escritórios de Direito Empresarial do país: o Demarest e Almeida Advogados.

João Batista Pereira de Almeida e Kenneth Demarest: fundadores do Demarest e Almeida Advogados. (Imagem: Acervo Demarest Advogados)

João Batista Pereira de Almeida e Kenneth Demarest: fundadores do Demarest e Almeida Advogados.(Imagem: Acervo Demarest Advogados)

Formado pela USP, Almeida sempre se interessou pelo progresso do país por meio do desenvolvimento econômico. A posição na FIESP foi crucial para estreitar laços com os industriais. Já sobre Demarest, corria o boato de que ele seria um espião americano.  De fato, durante a guerra ele atuou como informante da Marinha americana, enviado para colher informações em Portugal e procurado por agentes secretos e políticos influentes da mais variada estirpe -, até agir na aproximação de alemães contrários a Hitler.

De acordo com o sócio gestor Paulo Coelho da Rocha, o escritório foi fundado com um viés institucional. "Realmente ele não era um escritório de dono, que teria novos nomes à medida que novos sócios fossem entrando." Sem abandonar sua história, hoje o escritório adota somente Demarest, como ficou conhecido ao longo desses 75 anos.

Sobre a atuação, ele explica que tudo começou "um pouco da cabeça do Demarest, já focando em clientes multinacionais e olhando para a advocacia corporativa, que na época do pós-guerra era uma coisa mais incipiente no Brasil."  

Com a chegada da década de 50, a industrialização brasileira e o aporte de diversas empresas estrangeiras ao país, a onda de progresso rendeu bons frutos. O escritório conquistou grandes clientes no setor automotivo e contratou seu primeiro advogado: Naum Rotenberg. Recém-formado nas arcadas, após ver um anúncio no jornal O Estado de S.Paulo, ele enviou uma carta candidatando-se à vaga. Poucos anos mais tarde, ele seria o responsável pela instalação da primeira fábrica de veículos em São Bernardo do Campo.

Já nos anos 60, as fusões e aquisições passaram a movimentar o escritório: três ou quatro operações eram fechadas por semana. Nessa época a sociedade também teve sua primeira alteração. Kenneth Demarest voltou para os Estados Unidos e Naum Rotenberg assumiu a posição de sócio. Um ano depois, o escritório contratou aqueles que dariam origem a próxima geração societária: Altamiro Boscoli, Orlando Di Giacomo, Jouacyr Consentino e Rogério Lessa.

Os anos foram passando e a consolidação da banca extrapolou o conhecimento jurídico. A luta por justiça sempre esteve no DNA do escritório, fosse no tribunal ou na sociedade. O saudoso Orlando Di Giacomo engajava equipe e amigos a participar ativamente de iniciativas ligadas à responsabilidade social. Como legado, deixou o comprometimento da banca com as causas sociais. Mas o escritório foi além. Com ações robustas, criou grupos estratégicos que visam contribuir para a construção de uma sociedade melhor para todos.

"A gente tem o D Impacto, que é a nossa área de responsabilidade social corporativa. Embaixo do D Impacto a gente tem o D Mulheres, o D+ e o De Raízes, como grupos de diversidade e inclusão, e ainda o D Pro Bono e o D Ao redor. O D Pro Bono são todas as nossas iniciativas de trabalho voluntário e pro bono e o D Ao Redor, é o nosso grupo de filantropia", explica a sócia Luciana Tornovsky, head da área de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e membro do Conselho do Demarest Advogados.

Líder do D Raízes, o advogado Robson de Oliveira reforça que o intuito do grupo não é somente incluir, mas acolher e capacitar os profissionais negros para que eles possam alavancar a sua vida e a sua carreira. "Aqui dentro do Demarest, por meio do D Raízes, nós proporcionamos bolsas para os nossos colaboradores para que eles possam cada vez mais se desenvolver e crescer dentro do escritório." 

Tudo em prol um futuro mais igualitário e tão brilhante e diverso quanto sua atual sede. O prédio em forma de pirâmide invertida, anexado ao colorido azul e rosa que abriga o Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, São Paulo. A banca, também se faz presente em Brasília, Rio de Janeiro e Nova Iorque. Seja por sua unidade física, sua atuação jurídica ou sua contribuição social.

Confira a entrevista sobre o passsado, o presente e o futuro da banca.

Demarest Advogados

 

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA