MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Livro propõe novo princípio fiscal no Direito Tributário brasileiro
Lançamento

Livro propõe novo princípio fiscal no Direito Tributário brasileiro

Na concepção dos autores, o princípio da cooperação deve orientar toda a produção normativa do Legislativo e do Executivo.

Da Redação

terça-feira, 6 de junho de 2023

Atualizado às 16:26

Escrito pelo sócio-fundador e administrador do escritório Andrade Maia Advogados, Fabio Brun Goldschmidt, e pelo também sócio da banca, Leonardo Aguirra de Andrade, o livro "Por um princípio da cooperação no Direito Tributário: contribuições para o acolhimento de um novo princípio fiscal" propõe um novo princípio no Direito Tributário brasileiro. Nas 68 páginas da obra, os autores realizam a interpretação do texto constitucional em sintonia com as exigências de eficiência, de transparência e de moralidade que permeiam o Direito Público atual, buscando apoio em inúmeros exemplos da experiência internacional que vem, paulatinamente, reconfigurando a relação fisco-contribuinte para dela afastar a tradicional concepção oposicionista que notabilizou a construção do Direito Tributário até o presente.

"A cooperação sempre foi vista como um dever do contribuinte e jamais como um princípio orientador das práticas de todos, incluindo Legislativo, Judiciário e Executivo", afirma Fabio Brun Goldschmidt. "Reconcebemos noções tradicionais de Direito Tributário para que ela passe a estruturar a criação de normas, orientações e interpretações baseados na eficiência administrativa e no interesse comum de desenvolvimento econômico. Para prevenir litígios, evitar a imposição de sanções, orientar planejamentos e até otimizar a carga tributária", explica.

Na concepção dos autores, o princípio da cooperação deve orientar toda a produção normativa do Legislativo e do Executivo, bem como a própria interpretação judicial e administrativa das normas jurídicas, de modo a reposicionar a relação de tributação com base em uma lógica colaborativa, voltada à geração de benefícios mútuos, conducentes ao desenvolvimento nacional.

"A cooperação ente fisco e contribuinte é o caminho mais eficiente para reduzir custos de conformidade para os contribuintes e para aumentar a eficácia dos mecanismos de cobrança de tributos, como mostra a experiência internacional", afirma Leonardo Aguirra de Andrade. "O sistema tributário brasileiro pode se tornar menos oneroso para sociedade se o princípio da cooperação tributária for observado pelos Poderes Executivo, Judiciário, Legislativo e pelos contribuintes", analisa.

De acordo com o professor titular e emérito da PUC-SP, Roque Antônio Carrazza, "com sua imensa criatividade, os professores Fabio Brun Goldschmidt e Leonardo Aguirra de Andrade, neste seu magnífico 'Por um princípio da cooperação no Direito Tributário', percorrem, com ousadia incomum e grande cientificidade, sendas jurídicas jamais desbravadas".

 (Imagem: Divulgação)

Fabio Brun Goldschmidt e Leonardo Aguirra de Andrade autores do livro.(Imagem: Divulgação)

Sobre os autores:

Fabio Brun Goldschmidt: mestre em Direito Tributário pela USP, doutor em Direitos do Contribuinte pela Universidade de Salamanca e especialista em Administração de Empresas pela FGV. Formado pela UFRGS, é autor de dois livros: O Princípio do Não confisco em Direito Tributário e Teoria da Proibição de Bis in Idem no Direito Tributário e Sancionador Tributário. É advogado atuante, sócio-fundador e administrador do Andrade Maia Advogados, onde fundou e coordena a área tributária. Foi conselheiro titular do CARF. 

Leonardo Aguirra de Andrade: pós-doutorando, doutor e mestre em Direito Tributário pela USP, além de mestre (LLM) em Direito Tributário internacional na Georgetown University Law Center. É professor do Programa de Mestrado Profissional em Direito Tributário Internacional e Desenvolvimento do IBDT. Professor de Direito Tributário na FIPECAFI e sócio no Andrade Maia Advogados.

Andrade Maia Advogados

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...