MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MJ - Pesquisa sobre legislação abordará 10 áreas temáticas

MJ - Pesquisa sobre legislação abordará 10 áreas temáticas

Da Redação

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Atualizado às 08:37

MJ

Pesquisa sobre legislação abordará 10 áreas temáticas

Instituições de ensino superior, centros de pesquisa e organizações não-governamentais poderão apresentar à Secretaria de Assuntos Legislativos - SAL do Ministério da Justiça projetos de estudos sobre 10 temas relacionados à legislação e jurisprudência brasileiras. Será escolhido um projeto de cada um dos seguintes assuntos: direito do consumidor, direito ambiental, direito urbanístico, direitos humanos, reforma política e direito eleitoral, federalismo, direito da propriedade intelectual, licitações, penas alternativas e Observatório do Poder Judiciário. Cada proposta selecionada receberá R$ 60 mil para executar a pesquisa.

O anúncio ocorreu na última quinta-feira, 3/5, na cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica entre a SAL e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Pnud que permitirá a realização dos estudos. Os temas foram escolhidos com base nos assuntos mais rotineiros que chegam para discussão e análise na SAL. A estimativa é que as pesquisas sejam concluídas até o final deste ano.

Hoje, a SAL irá disponibilizar o edital para convocação dos projetos na internet (clique aqui). Já a seleção dos projetos será feita por uma banca com representantes da SAL, do PNUD e de ministérios relacionados aos temas.

Segundo o secretário de Assuntos Legislativos, Pedro Abramovay, a idéia do projeto surgiu quando se constatou que o meio acadêmico produz trabalhos interessantes e inovadores, mas que não são aproveitados pelo Estado brasileiro. "Não se pode imaginar que a SAL seja o centro de reflexão jurídica do país. Temos certeza de que este intercâmbio será positivo para que as universidades apresentem e coloquem o conhecimento que produzem para o poder público. E para nós é uma oportunidade fantástica de trabalhar com o nível mais profundo e mais alto de reflexão desses temas jurídicos", afirmou.

As informações produzidas nas pesquisas serão utilizadas pela SAL para garantir uma análise mais apurada da legislação e da elaboração das leis por meio do incentivo à pesquisa dos assuntos jurídicos que estão em discussão na sociedade e que necessitam de regulamentação ou de mudanças legislativas.

A SAL tem como objetivo institucional a preservação da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais e produz, em média, cerca de 500 pareceres por ano sobre os mais diversos temas jurídicos. Esses pareceres servem de base para a elaboração de novos textos normativos, para subsidiar a posição do Governo sobre os temas e a sanção ou veto presidencial.

De acordo com a coordenadora de Segurança Pública, Justiça e Políticas Sociais do Pnud, Maristela Baioni, as pesquisas apresentarão um novo enfoque que vai além do estabelecimento da ordem jurídica. Ela também ressaltou que a ordem jurídica não deve ser apenas estabelecida e preservada, mas que deve atender aos anseios da população e à realidade brasileira.

"Esse projeto é inovador, pois não só traz o conhecimento acumulado nos centros acadêmicos, mas estabelece um processo de abertura e de construção coletiva na elaboração dos atos normativos. Essa é a oportunidade de buscar uma ordem jurídica mais justa, mais inclusiva e que privilegie menos os que já são privilegiados", completou.

___________________

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...