MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Marcelo Tostes Advogados anuncia Alessandra Brandão como nova sócia
Direito Tributário

Marcelo Tostes Advogados anuncia Alessandra Brandão como nova sócia

Profissional chega para coordenar as operações do escritório em Minas Gerais.

Da Redação

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Atualizado às 13:46

Há mais de 25 anos atuando em Direito Tributário, Alessandra Brandão Teixeira é a nova sócia do escritório Marcelo Tostes Advogados. A advogada assume com o objetivo de seguir consolidando a área Tributária do MTA no cenário jurídico nacional, aportando ao escritório a experiência que obteve em setores econômicos como de energia, indústria, mineração, comércio e serviços, e que investe cada vez mais na estruturação de operações consideradas complexas, garantindo segurança jurídica para os investimentos dos clientes e a personalização no atendimento.

Baseada em Belo Horizonte/MG, Alessandra, juntamente com a sua equipe atual, se unirá ao time tributário do MTA e ficará responsável por coordenar o atendimento das operações em Minas Gerais. Alessandra conta com experiência de quase três décadas assessorando clientes na busca de soluções relacionadas ao contencioso, consultivo e planejamento tributário.

Para o vice-presidente, COO e sócio do MTA, Fernando Drummond, a chegada de Alessandra Brandão e do seu time está em sinergia com os objetivos traçados para os próximos anos do MTA. A sócia terá o desafio de comandar a expansão de uma área já expressiva no escritório, aliando um atendimento maduro e personalizado aos clientes nacionais e estrangeiros nas demandas tributárias: "A gestão e o planejamento tributário são fundamentais para empresas de todos os portes e, cada vez mais, o dinamismo do mercado exige atenção e assessoria dedicada. Em um período de novo governo e de debates relevantes como a Reforma Tributária, a Alessandra ingressa como mais uma liderança feminina no escritório, com o perfil e a competência alinhados aos planos futuros do MTA, focados em consultoria para assuntos complexos e estratégicos. A iniciativa de integrá-la atende ao novo cenário empresarial e às estratégias e investimentos nacionais e estrangeiros que estamos observando", afirma Fernando.

Alessandra Brandão é advogada especialista em Direito Tributário desde 1996 e alia uma sólida formação acadêmica a uma ampla e robusta experiência prática. Pós-doutora em Tributação Internacional pela Universidade de Bolonha (ITA - 2019), formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da PUC - Minas (1994), sendo mestre e doutora em Direito Tributário pela UFMG. Em 2022, foi eleita com 110 dos 142 votos do Conselho Seccional da OAB/MG à sêxtupla para vaga de desembargadora Federal do TRF 6ª Região e para a lista tríplice, com 19 dos 25 votos dos ministros do STJ, sendo a candidata mais votada entre os três indicados. Escolhida pela Revista Análise Mulher como uma das advogadas mais admiradas do Brasil em 2021 e 2022, é professora de Direito Tributário e Financeiro nos cursos de graduação e especialização da PUC-Minas, bem como dos cursos de pós-graduação do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e Cedin, enquanto atua como palestrante em eventos nacionais e internacionais. Trabalhou como advogada e gerente jurídica em importantes escritórios de advocacia de Minas Gerais. Desde 2012 é membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/MG, tendo sido vice-presidente da Comissão no período de 2020-2021. É diretora da Associação Brasileira de Direito Tributário - Abradt e foi conselheira e membro do Conselho Administrativo de Recursos Tributários (CART) - PBH, entre 2008-2010. São de sua autoria os livros "A tributação sobre o consumo de bens e serviços" e o "ISSQN e a importação de serviços", além de artigos em periódicos e coautoria de livros nacionais e internacionais. 

"Fico muito feliz em me juntar ao Marcelo Tostes Advogados e poder contribuir de forma relevante às operações dos clientes e para a consolidação do time tributário. Minha chegada intensifica a estratégia do MTA de acompanhar tendências do mercado e fortalecer o planejamento baseado no crescimento contínuo, ampliando nossa atuação em setores relevantes e oferecendo ainda mais qualidade ao serviço de excelência já prestado aos clientes nacionais e estrangeiros. Chego com a perspectiva de muito trabalho diante das recentes movimentações propostas pelo novo Governo e com a eventual Reforma Tributária. Temos uma legislação complexa e atuarei em sinergia com as demais áreas estratégicas quanto às possibilidades de geração de novos negócios, sempre com foco na excelência do atendimento aos nossos clientes", conclui a nova sócia.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Marcelo Tostes Advogados