MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juíza nega vínculo de emprego entre advogado associado e escritório
Direito do Trabalho

Juíza nega vínculo de emprego entre advogado associado e escritório

Magistrada considerou que o profissional sequer "tinha horário e tarefas pré-estabelecidas, dispondo livremente de seu tempo".

Da Redação

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Atualizado em 20 de junho de 2023 09:52

Juíza do Trabalho substituta Paula Gouvea Xavier Costa, da 73ª vara do Trabalho de São Paulo/SP, negou vínculo de emprego entre advogado associado e escritório de advocacia. Segundo a magistrada, não restou comprovado "elementos indispensáveis à configuração do vínculo empregatício".

Em síntese, o advogado sustentava que a relação com o escritório de advogados caracterizava vínculo de emprego. Assim, pediu a declaração de nulidade da contratação e reconhecimento de vínculo de emprego, bem como o pagamento das demais verbas trabalhistas.

Em contestação, a sociedade de advogados negou existência de vínculo, alegando que o profissional apenas prestava serviços autônomos quando contratado.

 (Imagem: Freepik)

Juíza rejeita vínculo de emprego entre advogado associado e escritório de advogados.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, a magistrada destacou que não restaram comprovados os elementos indispensáveis à configuração do vínculo empregatício. No mais, a juíza destacou que a necessidade de o advogado se reportar aos sócios ou prepostos não é elemento suficiente a comprovar a subordinação jurídica. Isto porque, segundo ela, "os trabalhadores autônomos também reportam suas atividades a sócios ou prepostos para quem prestam serviços".

Ressaltou, ainda, que o advogado é uma pessoa instruída, não podendo admitir, assim, que ele seja considerado uma pessoa hipossuficiente, "que pudesse vir a ser forçado a aceitar tais cargos e funções como forma de mascarar um vínculo empregatício"

Nesse sentido, julgou improcedentes os pedidos de declaração de nulidade das contratações, bem como o pedido de reconhecimento do vínculo de emprego. Por fim, a magistrada condenou o advogado ao pagamento de honorários sucumbenciais.

O escritório Gasparini, Nogueira de Lima e Barbosa Advogados atuou na defesa da sociedade de advogados.

Leia a sentença.

Gasparini, Nogueira de Lima e Barbosa Advogados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...