MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE começa a julgar Bolsonaro no caso da reunião com embaixadores
TSE

TSE começa a julgar Bolsonaro no caso da reunião com embaixadores

Ministro Alexandre de Moraes suspendeu o julgamento que, continuará na sessão da próxima terça-feira, às 19h.

Da Redação

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Atualizado às 12:52

O TSE iniciou nesta quinta-feira, 22, julgamento da ação de investigação judicial eleitoral, que pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto, candidatos à presidência da República nas eleições 2022, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Em virtude do horário, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu o julgamento. O caso terá andamento na sessão da próxima terça-feira, às 19h, iniciando com o voto do relator Benedito Gonçalves.

Na Aije, o PDT pede que o TSE declare inelegíveis Bolsonaro e Braga Netto por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, durante reunião do presidente Jair Bolsonaro com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022. O PDT informa que o encontro de Bolsonaro com os embaixadores foi transmitido, ao vivo, pela TV Brasil e pelas redes sociais YouTube, Instagram e Facebook, que mantiveram o conteúdo na internet para posterior visualização.

O partido também afirma que houve violação ao princípio da isonomia entre as eventuais candidaturas a presidente, configurando abuso do poder político o fato de a reunião ter ocorrido na residência oficial da presidência da República e ter sido organizada por meio do aparato oficial do Palácio do Planalto e do ministério das relações exteriores.

O processo conta com relatoria do corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, e foram reservadas três sessões da Corte para a análise do caso. 

  • A leitura do relatório iniciou-se às 09h00 pelo relator. Ele ressaltou que, embora o teor do relatório seja público desde o dia 1° de junho, a apresentação durante a sessão permite amplo conhecimento do trâmite do processo a todas e todos que acompanham a sessão.
  • O relator detalhou as alegações apresentadas pelas partes, bem como o parecer da PGE - Procuradoria-Geral Eleitoral. Narrou que o PDT alega que Bolsonaro usou a estrutura da presidência da República para apresentar informações falsas e desacreditar as urnas.
  • Em contrapartida, segundo informou o ministro, a defesa sustenta que o encontro com os embaixadores funcionou como um intercâmbio de ideias sem qualquer cunho eleitoral.
  • Advogado do PDT, Walber de Moura Agra, iniciou a sustentação oral às 11h24. 
  • Segundo Walber Agra "trouxe-se um processo kafkaniano", no qual a justiça eleitoral foi acusada sem motivo.
  • O advogado de Bolsonaro e Walter Braga Netto, Tarcísio Vieira, iniciou sua fala às 11h39.
  • Tarcísio aponta que ex-presidente Bolsonaro quis propor melhora no sistema de votação. 
  • Ademais, o vice-procurador geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet, falou em nome do MPE.

Veja como foi:

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...