MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Camilo Santana: Violência nas escolas é resultado da intolerância
XI Fórum Jurídico de Lisboa

Camilo Santana: Violência nas escolas é resultado da intolerância

Segundo ministro da Educação, política pública nacional será essencial para transformar escolas em lugar de paz.

Da Redação

terça-feira, 27 de junho de 2023

Atualizado às 08:52

Ministro da Educação, Camilo Santana falou à TV Migalhas durante o "XI Fórum Jurídico de Lisboa" a respeito da violência nas escolas e da proliferação do ensino à distância.

De acordo com Camilo, a violência nos espaços de ensino é um fenômeno mundial favorecido por discursos de ódio e intolerância, também via redes sociais. Por isso, a regulação das plataformas é essencial. 

O ministro destacou que várias ações devem ser reunidas para que uma política pública adequada de enfrentamento à violência nas escolas seja criada:

"[...] e esse é um processo em que precisamos reunir várias ações, repito, de leis que possam regulamentar plataformas digitais, ações psicossociais nas escolas, ações das próprias forças de segurança estaduais e municipais."

Veja o vídeo:

Camilo também comentou a questão do ensino à distância. Segundo o ministro, hoje, a maioria das vagas do ensino superior no Brasil refere-se ao ensino à distância. A modalidade aumentou, principalmente, durante e após a pandemia da covid-19, sendo necessário garantir a qualidade desses cursos. 

Veja o vídeo:

O evento

O XI Fórum Jurídico de Lisboa ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho, sob o mote principal "governança e constitucionalismo digital". O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, pelo ICJP - Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo CIAPJ/FGV - Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas