MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para Ronaldo Caiado, proposta de reforma tributária é uma "tragédia"
XI Fórum Jurídico de Lisboa

Para Ronaldo Caiado, proposta de reforma tributária é uma "tragédia"

De acordo com o governador de Goiás, o texto atual "só pode ter partido da cabeça de quem não conhece a realidade do Brasil".

Da Redação

terça-feira, 27 de junho de 2023

Atualizado às 09:44

Durante o "XI Fórum Jurídico de Lisboa", o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, concedeu entrevista à TV Migalhas, e respondeu a respeito da reforma tributária e seus impactos no país.

O governador deixa claro que não concorda com a proposta apresentada. Para ele, as mudanças deveriam acontecer nos impostos e contribuições. "Se o Custo Brasil é alto, é pela tributação do governo Federal".

Segundo Caiado, a reforma não deve começar por Estados e municípios, visto que essa medida retira as prerrogativas, e as concentra em Brasília.

"Aonde é que está o princípio de respeito aos entes federados? Em nome de uma reforma tributária, querem destruir totalmente nossa independência e autonomia. Você concentra tudo em Brasília, e lá vão dizer o que é que tem do fundo de compensação, do fundo de desenvolvimento para cada Estado e para mais de 5.500 municípios no país."

Para o governador, o texto atual "só pode partir da cabeça de quem não conhece a realidade do Brasil", e se isso vier acontecer será uma "tragédia ao país".

Caiado afirma ter convicção de que a matéria não será votada em julho, visto que, ao sair da hipótese, foram vistos absurdos presentes no texto.

"Como governador de Estado, e acredito que meus pares também, não vamos abrir mão da autonomia pela qual nos foi confiado pelos nossos eleitores. (.) Não é Brasília que vai dizer de que maneira eu tenho que governar o Estado de Goiás. Não me elegi governador para receber mesada de governo Federal, e muito menos para ser um simples ordenador de despesa."

Assista à entrevista:

O evento

O XI Fórum Jurídico de Lisboa ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho, sob o mote principal "governança e constitucionalismo digital". O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, pelo ICJP - Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo CIAPJ/FGV - Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA