MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Saldanha Palheiro explica conceito de "fishing expedition"
XI Fórum Jurídico de Lisboa

Ministro Saldanha Palheiro explica conceito de "fishing expedition"

S. Exa. também falou do poder de investigação do MP.

Da Redação

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Atualizado às 11:19

Ministro Antonio Saldanha Palheiro, que recentemente relatou um processo a respeito de "fishing expedition" no STJ, explicou à TV Migalhas no que consiste a prática de pescaria/expedição probatória.

De acordo com o ministro, com uma relativa frequência ocorrem casos de especulação investigativa.

"Ao invés de ter um fato concreto para investigar, os órgãos de investigação começam a tentar pensar perspectivas de ilicitudes em várias frentes. Então, ao invés de investigar fatos, investigam-se pessoas e tentam enquadrar fatos ilícitos em determinada pessoa."

Ainda, disse que está na hora de tentar trazer para os trilhos da legalidade estrita a competência investigativa do MP.

"A polícia investiga. O MP tem que, então, monitorar e assegurar que essa investigação realizada tem eficiência e base na legalidade."

Assista:

Em Lisboa, Saldanha Palheiro também abordou os avanços tecnológicos. Segundo S. Exa., a tecnologia não espera, cabendo ao Legislativo regular e ao Judiciário adequar através de suas decisões.

Veja:

O evento

XI Fórum Jurídico de Lisboa ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho, sob o mote principal "governança e constitucionalismo digital". O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, pelo ICJP - Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo CIAPJ/FGV - Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas