MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mattos Filho lança área de atuação com foco em transição energética
Novidade

Mattos Filho lança área de atuação com foco em transição energética

De forma pioneira, nova prática conta com equipe multidisciplinar para atender demandas relacionadas ao uso e desenvolvimento de fontes de energia limpa ou renovável.

Da Redação

terça-feira, 4 de julho de 2023

Atualizado às 11:11

Em linha com as discussões globais, o Mattos Filho anuncia o lançamento da área de Transição Energética, focada em atender empresas buscando descarbonização, incluindo companhias do setor elétrico e de petróleo e gás, seus investidores, financiadores e prestadores de serviços. Pioneira entre os escritórios brasileiros full-service, a prática conta com uma equipe multidisciplinar formada por especialistas em energia, financiamento, transações, contratos, litígios, tributos, sustentabilidade e ESG.

O Mattos Filho, em linha com as discussões globais sobre novas fontes de energia limpa, lança área chamada de Transição Energética, responsável por atender empresas buscando descarbonização. (Imagem: Freepik)

O Mattos Filho, em linha com as discussões globais sobre novas fontes de energia limpa, lança área chamada de Transição Energética, responsável por atender empresas buscando descarbonização.(Imagem: Freepik)

Para alcançar metas de descarbonização, países, empresas e o setor financeiro têm intensificado as discussões sobre novas fontes de energia limpa, pautadas, principalmente, pelas tensões geopolíticas causadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia, pelo aumento dos preços da energia e pelo cenário pós-pandemia. Esse debate vem se acelerando em diferentes segmentos da economia e levando à adoção de medidas regulatórias e de incentivo por parte dos governos, especialmente nos Estados Unidos e Europa.

"Nosso olhar sempre foi voltado às novas tendências e inovações do mercado. Quando se fala em transição energética, tema discutido no mundo todo, identificamos que o Brasil tem propriedade para liderar nesse segmento. A partir do nosso modelo colaborativo, a nova prática proporciona aos nossos clientes a alocação dos melhores profissionais para as diferentes especialidades exigidas nesse processo", afirma o sócio-diretor Roberto Quiroga.

Com objetivo de impulsionar a corrida por inovação no setor de energia e assessorar empresas engajadas na transição energética, a nova prática do Mattos Filho viabiliza a estruturação e operação de projetos relacionados a biocombustíveis, gás natural, biogás e hidrogênio, de geração e distribuição de energias limpas ou renováveis, e de desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias associadas ao setor.

Biodiversidade brasileira: impulsionadora da transição

O Brasil, com sua vasta biodiversidade, possui grande potencial para ser um país de destaque na transição energética. A natureza à disposição no país pode ser a oportunidade para projetos de energia eólica e solar, assim como para a exploração de combustíveis como hidrogênio, biocombustíveis e gás natural. No entanto, faz-se necessário a proatividade do Estado em incentivar a economia verde e viabilizar a transição, que geraria benefícios significativos para a sociedade e para o meio ambiente.

"A biodiversidade brasileira é o novo "pré-sal". Nossas riquezas naturais colocam o país em condições de vantagem para liderar o movimento de transição energética", destaca o sócio Giovani Loss, que atua na nova prática ao lado de outros 17 sócios. Segundo ele, a transição energética está longe de se restringir somente à utilização de energia elétrica. "No cenário brasileiro, o hidrogênio e captura de carbono são as 'novas tecnologias' mais relevantes atualmente para o Brasil alcançar seus objetivos de descarbonização, porém, é imprescindível o investimento maior em pesquisas que tragam novas tecnologias", acrescenta.

Como parte das iniciativas de lançamento da prática, o Mattos Filho promoveu na última quinta-feira (28/6), o primeiro de uma série de eventos sobre transição energética. Com o tema 'Biometano - o que você precisa saber', os sócios do Mattos Filho receberam o diretor presidente da Geo Biogás e Tech, Alessandro Gardemann, para debater os aspectos comerciais e regulatórios da indústria de biometano e sua importância no processo de transição energética. O evento foi realizado no escritório Mattos Filho, na Faria Lima, em São Paulo.

Mattos Filho