MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gurgel de Faria destaca importância do filtro de relevância no STJ
XXVIII Seminário de Verão de Coimbra

Gurgel de Faria destaca importância do filtro de relevância no STJ

O ministro traçou um paralelo entre o filtro de relevância e a repercussão geral do STF.

Da Redação

terça-feira, 4 de julho de 2023

Atualizado às 08:45

Em entrevista à TV Migalhas, o ministro Gurgel de Faria, do STJ, traçou um paralelo entre o filtro de relevância e a repercussão geral do STF.

No entendimento de S. Exa., nestes 15 anos de repercussão geral no STF foi possível perceber a importância da fixação de precedentes para reduzir o número de processos e dar uma maior atenção a eles.

“Quanto mais processos, por óbvio você vai ter que julgar mais rápido e ali muitas vezes a rapidez faz com que você não dê atenção a temas que são importantes.”

Segundo Gurgel de Faria, o objetivo da relevância no STJ é similar e a expectativa é muito grande.

“O projeto está tramitando e acho que está sendo feito um diálogo importante no Congresso. Com certeza chegaremos a um bom termo.”

Assista:

Filtro de relevância – Tramitação

Em dezembro de 2022, o STJ entregou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, uma sugestão de anteprojeto para a regulamentação do filtro de relevância do recurso especial, instituído pela EC 125/22.

A proposta insere dispositivos no CPC a fim de regulamentar o parágrafo 2º do artigo 105 da CF, que exige a demonstração da relevância das questões jurídicas discutidas no recurso.

A sugestão apresentada é fruto de várias reuniões de trabalho entre os ministros, e representa o consenso da Corte quanto à regulamentação da emenda constitucional. O texto foi entregue pessoalmente ao senador pela presidente do Tribunal, ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Na justificativa do anteprojeto, o STJ registra que a proposta enfatiza seu papel como Corte Superior responsável por uniformizar a jurisprudência e dar a última palavra sobre a legislação Federal. Na elaboração do texto, foi considerada a experiência de 15 anos do STF na formação de precedentes, desde a instituição da exigência da repercussão geral para o recurso extraordinário.

O anteprojeto é inspirado na regulamentação da repercussão geral para uma rápida adaptação dos profissionais do Direito. Os dois institutos têm o objetivo de fazer com que as Cortes Superiores se concentrem na formação de precedentes com impacto para o Direito nacional e para a sociedade, evitando-se o julgamento de recursos que não ultrapassem o interesse das partes.

Veja a íntegra da proposta.

Encruzilhada do Direito

Ainda em entrevista ao Migalhas, o ministro disse que a encruzilhada do Direito é atingir o jurisdicionado e alcançar o desejo dele, ou seja, poder entregar a prestação jurisdicional de uma maneira que as pessoas se sintam contempladas.

Veja:

O evento

Nos dias 3 e 5 de julho acontece, em Portugal, o XXVIII Seminário de Verão de Coimbra, realizado pela Associação de Estudos Europeus da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Neste ano, o evento tem como mote "O Direito na encruzilhada – Economia, proteção, clima, saúde e alimentação". O seminário contará com a presença de ministros do STF, do STJ e importantes nomes do Direito.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...