MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF derruba auxílio para compra de livros a juízes de MG
Acréscimo indevido

STF derruba auxílio para compra de livros a juízes de MG

Ministros declararam inconstitucionais trechos que previam auxílio para "aperfeiçoamento profissional".

Da Redação

terça-feira, 4 de julho de 2023

Atualizado às 14:02

É inconstitucional o "auxílio aperfeiçoamento profissional", pago a juízes de MG para a compra de livros e material de informática. Assim decidiu o plenário do STF, em julgamento realizado em meio virtual.

Os ministros, por unanimidade, seguiram o voto do relator, Alexandre de Moraes, para quem o referido auxílio tem caráter de indevido acréscimo remuneratório aos magistrados mineiros, acarretando violação ao art. 39, § 4º, da Constituição Federal.

 (Imagem: Rosinei Coutinho)

Seguindo voto de Alexandre de Moraes, STF derruba auxílio para compra de livros a juízes mineiros.(Imagem: Rosinei Coutinho)

Na ação, a PGR questionou o pagamento de "auxílio-aperfeiçoamento profissional" a juízes do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais.

De acordo com a ação, "o auxílio-aperfeiçoamento profissional" seria pago para a aquisição de livros jurídicos, digitais e material de informática, no valor anual de até metade do subsídio mensal, mediante reembolso.

Os benefícios estão previstos pelo artigo 114, IX, da LC 59/01, com redação dada pelo artigo 46 da LC 135/14, de Minas Gerais. Segundo a PGR, é inconstitucional por violar o modelo de remuneração por subsídio imposto aos juízes pelo artigo 39, parágrafo 4º, da CF.

Acréscimo remuneratório

Ao analisar o caso, o ministro Alexandre de Moraes, relator, considerou que o auxílio-aperfeiçoamento profissional tem caráter de "indevido acréscimo remuneratório" aos magistrados mineiros, acarretando violação ao art. 39, § 4º, da CF.

"A vantagem estabelecida vai além do subsídio estipulado para os magistrados mineiros, tratando-se de verdadeiros adicionais calculados sobre o valor do subsídio, em descompasso, no meu entender, com a sistemática remuneratória disciplinada pela Emenda Constitucional 19/98."

O ministro disse não ter vislumbrado nas vantagens instituídas pelas normas a natureza de indenização, conforme defendido pelo TJ/MG e pelo Estado. "São indenizatórias verbas as que se destinam a compensar o beneficiário de dispêndios suportados em decorrência do exercício do cargo, o que não é o caso", destacou.

Assim, votou por declarar a inconstitucionalidade dos incisos IX do art. 114 da LC 59/01, do Estado de Minas Gerais, com a redação dada pelo art. 46 da LC estadual 135/14.

Processo: ADIn 5.407

Patrocínio

Patrocínio Migalhas