MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Hospital não indenizará paciente que recebeu transfusão contra vontade
Religião

Hospital não indenizará paciente que recebeu transfusão contra vontade

Colegiado entendeu que direito à liberdade de consciência e de crença deve ser compatibilizado com o direito à vida.

Da Redação

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Atualizado em 6 de julho de 2023 08:31

8ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve integralmente decisão da 4ª vara Cível de São Carlos/SP, proferida pela juíza de Direito Flávia de Almeida Montingelli Zanferdini, que negou o pagamento de indenização por danos morais a uma paciente que, adepta de religião que proíbe transfusão de sangue, recebeu o procedimento contra sua vontade quando estava internada em estado grave, em um hospital particular.

Os autos trazem que a autora informou previamente a recusa expressa para receber transfusão de sangue. Ela alegou que sofreu pressão psicológica por parte da equipe médica para que permitisse o procedimento, que foi realizado sem seu consentimento, mesmo obtendo liminar que proibia os profissionais de realizarem a transfusão por convicção religiosa.

 (Imagem: Freepik)

TJ confirma decisão que negou indenização por transfusão de sangue contra vontade de paciente.(Imagem: Freepik)

Em seu voto, o relator do recurso, desembargador Theodureto Camargo, apontou que o direito à liberdade de consciência e de crença, prevista na Constituição da República, "deve ser compatibilizado com o direito à vida, garantia fundamental também assegurada constitucionalmente". O julgador chamou atenção para o fato de que a medida liminar permitia que o procedimento fosse realizado em caso de risco à paciente.

"A transfusão foi feita diante do quadro grave que apresentava a paciente. A prova médico-pericial foi conclusiva e confirmou a necessidade daquela intervenção", destacou o magistrado, que completou: "apesar da manifestação de vontade da autora no sentido de recusar o tratamento prescrito em virtude de convicção religiosa, a restrição de sua liberdade de crença encontra amparo no princípio da proporcionalidade".

A turma de julgamento foi completada pelos desembargadores Alexandre Coelho e Benedito Antonio Okuno. A decisão foi unânime.

Veja decisão.

Informações: TJ/SP

Patrocínio

Patrocínio Migalhas