MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juíza solta acusado em morte de torcedora: "delegado despreparado"
Prisão revogada

Juíza solta acusado em morte de torcedora: "delegado despreparado"

Segundo a magistrada, tudo indica que a garrafa que vitimou fatalmente a torcedora foi arremessada por outra pessoa que não o acusado.

Da Redação

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Atualizado às 18:46

Nesta quarta-feira, 12, a juíza de Direito Marcela Raia de Sant'Anna, da vara do Júri de São Paulo/SP, revogou a prisão de Leonardo Felipe Xavier Santiago, suspeito de ter arremessado a garrafa de vidro que atingiu e matou a torcedora do Palmeiras Gabriela Anelli. O fato ocorreu durante confusão entre torcedores do Palmeiras e Flamengo no último sábado, 8.

Na decisão, a magistrada criticou a postura do delegado de polícia que conduziu o caso, pois, segundo ela, ele "se mostrou açodado e despreparado para conduzir as investigações"

Assista ao momento: 

Açodado e despreparado

Ao analisar o pedido formulado pelo MP/SP, a magistrada asseverou que "ao contrário do noticiado e afirmado pelo Delegado de Polícia, o autuado não confessou ter arremessado a garrafa contra os torcedores do time adversário".

No mais, pontuou que conforme imagens dos fatos feitas por pessoas desconhecidas, a pessoa que arremessou a garrafa contra os torcedores palmeirenses trata-se de um homem que possui barba, sendo, portanto, fisicamente diferente do autuado. Afirmou, ainda, que a pessoa das imagens vestia uma camisa clara, diversa da camisa do time do flamengo que o acusado vestia quando foi preso. 

"Tudo indica, portanto, que a garrafa que vitimou fatalmente Gabriella foi arremessada por outra pessoa que não o autuado, o que enseja a imediata revogação de sua prisão preventiva", concluiu.

Por fim, a magistrada lamentou a postura do delegado de polícia no presente caso, que, segundo ela, "e mostrou açodado e despreparado para conduzir as investigações". Assim, por estes motivos, determinou a remessa dos autos ao DHPP, órgão especializado e preparado para a condução de investigações desta espécie. 

Entenda

O MP/SP havia pedido a revogação da prisão preventiva de Santiago, além do encaminhamento do inquérito sobre o caso ao DHPP - Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa para continuidade das investigações.

O pedido foi feito pelo promotor de Justiça Rogério Zagallo, após o delegado responsável pelo Departamento de Operações Policiais Estratégicas, César Saad, ter declarado publicamente que um homem preso preventivamente pelo crime admitiu o arremesso do objeto que golpeou a vítima.

De acordo com o pedido, vídeos levados ao MP mostram uma garrafa sendo lançada por outra pessoa. O MP/SP pede diligências que identifiquem o verdadeiro autor, a busca de mais imagens de câmeras de segurança e a oitiva dos guardas civis que estavam ao lado dos torcedores do Flamengo no momento do crime.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...