MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Controles de constitucionalidade e convencionalidade da reforma trabalhista de 2017"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Controles de constitucionalidade e convencionalidade da reforma trabalhista de 2017"

Em um mundo de constantes mudanças, o trabalho permanece como uma linha condutora, nas suas mais diversas formas.

Da Redação

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Atualizado às 09:44

A obra "Controles de constitucionalidade e convencionalidade da reforma trabalhista de 2017", de autoria de Miriam Olivia Knopik Ferraz, traz profunda análise da reforma trabalhista nos aspectos de sua compatibilidade com a Constituição da República Federativa do Brasil e as normas internacionais do trabalho.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Em um mundo de constantes mudanças, o trabalho permanece como uma linha condutora, nas suas mais diversas formas. O grande desafio de uma legislação uniformizadora, abrangente e protetiva circunda as discussões sobre a necessária proteção do trabalho como elemento base da construção da sociedade.

A forma como as relações laborais se desenvolvem e se inter-relacionam com os sujeitos - como entre empresários e trabalhadores ou entre o Estado e a sociedade - também dialoga com a necessidade da mudança, e as pretensões particularizadas de cada um destes sujeitos. Somado a um universo de questões econômicas e sociais, o trabalho demonstra-se como um elemento essencial do equilíbrio. O Direito e a construção das normativas possuem como objetivo o sopesamento dos interesses e da regulamentação, de forma a permitir um desenvolvimento progressista e evitar arbitrariedades.

Essa forma de elaboração e concepção das normas é constantemente questionada por argumentos de ausência de adaptabilidade, rigidez e desatualizações. Como compreender um sistema jurídico, tido como protetivo, que se aplica a uma realidade de irregularidades, flexibilizações e invisibilizações? É muito difícil encontrar um sistema que resolva efetivamente todos os problemas da sociedade e abranja todos os sujeitos, principalmente pelo fato de que muitos aspectos do corpo social se desenvolvem de forma independente da legislação, e as alterações constantes não são acompanhadas pelos textos. O grande desafio é saber como equilibrar ordenamentos e necessidades de adaptações.

Sobre a autora:

Miriam Olivia Knopik Ferraz é doutoranda em Direito pela PUC-PR (bolsista PROSUP). Especialista em Direito Constitucional pela ABDCONST. Pós-graduanda em Legal Tech: Direito, Inovação e Start Ups pela PUC Minas. Editora Adjunta da Revista da ABDCONST. Membro Núcleo de Estudos de Pesquisas em Tributação, Complexidade e Desenvolvimento e do Grupo de pesquisa Análise Econômica do Direito da PUCPR. Membro da Comissão de Igualdade Racial e da Verdade da Escravidão Negra da OAB/PR.  

Ganhador:

  • Engel da Silva Santos Amaral, de Curitiba/PR.

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...