MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidata que não completou tempo de corrida poderá seguir em concurso
Concurso

Candidata que não completou tempo de corrida poderá seguir em concurso

Magistrado concluiu que teste de esforço físico é desnecessário, uma vez que a vaga para escrivã não exige atividades do gênero.

Da Redação

sábado, 22 de julho de 2023

Atualizado em 21 de julho de 2023 15:10

Candidata que não concluiu o teste de corrida do concurso de escrivão da Polícia Civil de Goiás poderá participar das próximas etapas. Decisão liminar é do juiz de Direito Wilton Salomão, da 5ª vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia/GO, ao entender que teste é desnecessário, uma vez que o cargo não exige esforço físico.

A mulher alega que ingressou no concurso público em agosto de 2022, cujo certame possuía sete etapas, dentre elas, o da avaliação de aptidão física. Nesta fase, a candidata não concluiu o teste de corrida em 12 minutos, ocasionando sua eliminação do concurso. 

Inconformada, a mulher ajuizou ação para que fosse convocada para as próximas fases do concurso, sob alegação de que o TJ/GO, em momento anterior, já havia julgado inconstitucional a exigência de TAF para escrivão da Polícia Civil.

Mulher foi desclassificada de concurso por não concluir teste de aptidão física. (Imagem: Freepik)

Mulher foi desclassificada de concurso por não concluir teste de aptidão física.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o pedido, o magistrado entendeu serem desnecessárias "atividades que exijam maior esforço, as quais justificariam a realização do teste de aptidão física."

"Indo além, há julgado do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás em que há menção a declaração de inconstitucionalidade da Lei que previa a exigência do referido teste."

Dessa forma, o juiz deferiu liminar para que a candidata realize as próximas etapas do concurso e não seja prejudica no certame, até o julgamento do mérito.

"O risco ao resultado útil do processo consta verificado em razão da iminência de realização da fase de avaliação psicológica, a qual a parte autora será impedida de se submetar, na contramão do entendimento firmado pelo Judiciário, de ilegalidade da respectiva exigência."

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada atua pela candidata.

  • Processo: 5293779-52.2023.8.09.0051

O processo tramita sob segredo de Justiça.

Agnaldo Bastos Advocacia Especializada

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA