MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mattos Filho lança Relatório Anual 2022
Transparência

Mattos Filho lança Relatório Anual 2022

Além de detalhar os principais destaques em negócios, inovação, responsabilidade social e resultados financeiros do escritório, relatório traz entrevista com o empresário Abílio Diniz.

Da Redação

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Atualizado às 08:28

O Mattos Filho lança a 13ª edição do seu Relatório Anual, que reúne as principais iniciativas realizadas em 2022. Com destaque para a celebração do aniversário de 30 anos do escritório, o material enfatiza o posicionamento da marca e detalha as ações relacionadas à gestão de pessoas, diversidade, equidade e inclusão, atuação nacional e internacional, além de iniciativas relacionadas a negócios, inovação e tecnologia.

Relatório Anual do Mattos Filho traz transparência em relação aos resultados financeiros, detalhes de negócios, inovação e responsabilidade social. (Imagem: Divulgação Mattos Filho)

Relatório Anual do Mattos Filho traz transparência em relação aos resultados financeiros, detalhes de negócios, inovação e responsabilidade social.(Imagem: Divulgação Mattos Filho)

A exemplo de anos anteriores, a publicação dá transparência também aos resultados financeiros. O Mattos Filho foi pioneiro na iniciativa e, desde 2014, é o único escritório entre as bancas full service brasileira a informar a receita bruta alcançada, seguindo moldes de grandes escritórios dos Estados Unidos e Europa.

"Seguimos, em 2022, determinados a desenvolver o escritório e buscar oportunidades com olhar da excelência. Enfrentamos uma fase de mudanças aceleradas nos mais variados âmbitos da sociedade e priorizamos projetos e iniciativas que fortaleceram nossos pilares institucionais. Com a consistência de quem vai além do jurídico para assumir a posição de um relevante parceiro de negócios, expandimos as fronteiras da inovação", destaca Roberto Quiroga, sócio-diretor do Mattos Filho.

A publicação também traz o bate-papo com os empresários Abilio Diniz e Geyze Diniz, conduzido pelo sócio Flávio Pereira Lima. O casal traça os próximos passos para guiar o crescimento do Brasil e das empresas, além de ressaltar a importância de uma liderança humana para obter o equilíbrio perfeito entre negócios, família e bem-estar.

Inovação e visão estratégica de mercado

Com olhar estratégico para os negócios, o escritório investiu em novas áreas de atuação como Agronegócios, Criptoativos, Educação e Venture Capital. "Isso é fruto de nosso espírito empreendedor e do olhar constante sobre temas que, por sua própria evolução, atingem um novo patamar também dentro do escritório", completa Quiroga.

No cenário internacional, o ano de 2022 foi marcado por uma maior diversificação no atendimento do Mattos Filho, o que expressa o crescente reconhecimento da capacidade colaborativa e full service também no exterior. Ao lado das práticas de Societário/M&A e Mercado de capitais, responsáveis por, historicamente, consolidar a reputação e tradição do escritório em diferentes países, o escritório observou crescente evolução internacional na área de Contencioso, especialmente no apoio a clientes de tecnologia.

Outro destaque da publicação é o lançamento da marca de inovação do Mattos Filho, o attix, em outubro de 2022, com o propósito de fortalecer o ambiente de colaboração entre startups, clientes e profissionais do escritório.

O Relatório Anual de 2022 traz iniciativas que reforçam o olhar do escritório para o futuro, com foco no aprendizado, nas conquistas e nas pessoas como parte essencial da transformação para impulsionar o mercado e a sociedade.

DNA social: geração de impacto positivo

O ecossistema social do escritório, formado pelos pilares da prática Mattos Filho 100% Pro Bono, da área de Cidadania corporativa e do Instituto Mattos Filho, também é destaque no Relatório Anual 2022. Com a atuação pro bono, iniciativa pioneira no Brasil, o escritório dedicou seus serviços jurídicos gratuitamente em prol de organizações da sociedade civil e de pessoas físicas em situação de vulnerabilidade social, como mulheres que sofreram violência doméstica, refugiados e pessoas vítimas de discriminação racial.

Por meio do programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, o Mattos Filho reforçou seu papel na luta contra as desigualdades sociais. Foram realizadas ações voltadas para acolher grupos minorizados e sensibilizar lideranças, assim como foram estabelecidas metas claras para uniformizar o entendimento do tema e evoluir com a diversidade em cada área do escritório.

O Instituto Mattos Filho, que busca promover o Direito e fortalecer o acesso à Justiça, possui uma frente que destina bolsas de estudo para estudantes de Direito e, em 2022, foi realizado o primeiro senso para identificar o perfil dos bolsistas - em sua maioria mulheres e negros. Além disso, também foi realizada a 4ª edição do Desafio de Acesso à Justiça, que distribuiu R$ 190 mil entre quatro organizações de impacto social no país.

Mattos Filho em números

Confira alguns números que marcaram o ano de 2022:

  • R$ 1,362 bilhão em receita bruta;
  • 140 estudantes ingressaram pelo programa Jovens talentos;
  • 193 prêmios de diretórios jurídicos internacionais para as áreas de atuação;
  • Mais de 23 mil horas dedicadas à atuação pro bono.

Disponível no formato mobile e desktop, o Relatório Anual 2022 pode ser acessado aqui.

Mattos Filho