MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Governo propõe até 40 anos de prisão por atentado a ministro do STF
Código Penal

Governo propõe até 40 anos de prisão por atentado a ministro do STF

Regra também valeria para presidentes dos Poderes. Texto será avaliado pelo Congresso.

Da Redação

domingo, 23 de julho de 2023

Atualizado às 09:45

O governo Lula enviará ao Congresso dois projetos de lei para aumentar penas pelos crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito.

Entre as penas previstas estão 20 a 40 anos de prisão para crimes de atentado contra a vida dos presidentes dos três Poderes, do vice-presidente da República, de ministros do STF e do procurador-Geral da República, com fim de alterar a ordem constitucional democrática.

 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Lula propõe penas mais duras a quem atente contra o Estado Democrático de Direito.(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O texto prevê ainda pena de 6 a 12 anos, mais pena correspondente à violência, para crimes que atentem contra a integridade física e a liberdade dessas autoridades;

De 8 a 20 anos para quem financiar movimentos antidemocráticos; e

De 6 a 12 anos para quem organizar ou liderar movimentos antidemocráticos.

Outro texto prevê, nos casos em que houver indícios suficientes de autoria ou de financiamento de crimes contra o Estado Democrático de Direito, que o juiz poderá decretar medidas de apreensão de bens, direitos ou valores do investigado ou acusado, em qualquer fase do processo ou ainda antes de oferecida a denúncia ou queixa.

As íntegras dos textos ainda não foram divulgadas, mas o ministério da Justiça disponibilizou um resumo. Segundo o texto, o projeto pretende aperfeiçoar os artigos 359-L e 359-M do Código Penal, ambos incluídos pela lei 14.197/21:

DOS CRIMES CONTRA AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS

Abolição violenta do Estado Democrático de Direito

Art. 359-L. Tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais:

Art. 359-M. Tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído:        

Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 12 (doze) anos, além da pena correspondente à violência.       

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...