MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-15 determina que Cade avalie impactos sociais em fusão e aquisição
Trabalhista

TRT-15 determina que Cade avalie impactos sociais em fusão e aquisição

De acordo com a decisão, sindicatos devem ser consultados em caso de risco de demissões em massa ou perda de postos de trabalho.

Da Redação

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Atualizado às 14:54

O TRT da 15ª região determinou que o Cade fundamente suas decisões considerando o impacto social decorrente de fusões e aquisições empresariais. A decisão atende a pedido do MPT em ação civil pública. O colegiado também determinou que o conselho consulte os sindicatos de trabalhadores durante a instrução de casos de investigação de concentração econômica, solicitando informações às entidades.

O acórdão de relatoria da desembargadora Maria da Graça Bonança Barbosa também determina ao Cade a obrigação de sempre cumprir requisições de informações e documentos solicitadas pelo MPT.

Caso

A autarquia foi processada em 2014 pelo MPT em Araraquara, que investigou um caso de dispensa em massa de trabalhadores após a fusão das empresas Citrosuco e Citrovita em dezembro de 2011.

Aprovada pelo Cade, a operação permitiu a criação da maior empresa de processamento de suco de laranja do mundo. Poucas semanas depois, as empresas envolvidas começaram a demitir em massa funcionários, principalmente nas cidades de Matão e Limeira, e a realizar o fechamento de fábricas.

Segundo apurou o procurador Rafael de Araújo Gomes, muitos trabalhadores da Citrovita (que deixou de existir) foram demitidos e recontratados pela Citrosuco, mas com redução salarial. De acordo com o procurador, chamou a atenção que muitos dos trabalhadores possuíam vínculo com a empresa há muitos anos (10, 15, 20 ou mais anos de contrato), e exerciam atividades que demandam boa qualificação profissional.

 (Imagem: Gov.br)

Cade deve considerar risco de demissões em massa em fusões e aquisições.(Imagem: Gov.br)

Qualificação e experiência

Foram dispensados, segundo o procurador, trabalhadores qualificados e com larga experiência profissional no setor.

"O impacto social negativo de tais dispensas coletivas foi muito significativo, atingindo diretamente não apenas centenas de trabalhadores e, portanto, milhares de pessoas, com a inclusão dos seus familiares, como também todos os municípios envolvidos e a economia local, sensivelmente abalada pela súbita redução da atividade econômica", explicou o procurador.

Na instrução do inquérito, o Cade se negou a apresentar documentos requisitados pelo MPT, levando o órgão ministerial a ingressar com ação cautelar para obter as informações ligadas ao processo de fusão.

"A análise dos documentos revelou que o Cade não apenas tinha pleno conhecimento da intenção das empresas envolvidas em demitir em massa, como também desconsiderou por inteiro os impactos sociais lesivos relacionados ao desaparecimento em massa de empregos e fechamento de fábricas. Foi informado à autarquia que as duas concorrentes possuíam duas fábricas na mesma cidade."

Alerta

Segundo o MPT, o risco concreto de desaparecimento em massa de empregos foi especificamente alertado ao Cade pela Associtrus - Associação Brasileira de Citrocultores, em parecer da Secretaria de Acompanhamento Econômico, elaborado previamente ao julgamento. Embora o Cade tenha encaminhado ofícios com pedidos de informações a inúmeras empresas e entidades, nenhuma consulta foi feita a sindicatos de trabalhadores.

"Ou seja, o Cade não pontuou positivamente as demissões em massa previstas, reconhecendo-as como eficiências econômicas capazes de contribuir à aprovação da fusão, apenas por não estarem previstas para ocorrer já nos dois primeiros anos da fusão. Quer dizer, se Citrovita e Citrosuco tivessem anunciado a intenção de realizar imediatamente as demissões, o Cade teria reconhecido a economia e lucro assim obtido, travestido de 'adicional eficiência econômica', como um fator positivo a mais a recomendar a aprovação da fusão."

Ainda segundo o MPT, a postura do Cade diante do ato de concentração não é verdadeiramente a de completa desconsideração ao impacto social negativo provocado pela eliminação massiva de empregos, ou a de se omitir em reconhecer ou reputar merecedores de sua atenção os prejuízos coletivos aos trabalhadores e às comunidades envolvidas.

"A postura é de franco encorajamento à obtenção de superiores 'eficiências econômicas' mediante reduções de custos proporcionadas pelas dispensas em massa", finalizou o procurador.

  • Processo: 0012149-49.2014.5.15.0081

Informações: MPT.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas