MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PG Advogados realiza censo para implementar políticas DE&I sob medida
Diversidade

PG Advogados realiza censo para implementar políticas DE&I sob medida

Escritório reformula Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão a fim de dar voz para cada um dos grupos do elenco e reconhecer as suas necessidades reais para consolidar governança.

Da Redação

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Atualizado às 15:52

Diversidade é uma palavra que vem ganhando cada vez mais notoriedade no mundo todo. Grupos que historicamente enfrentam desafios, como negros, mulheres, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+, dentre outros, estão mostrando sua autoridade no mercado de trabalho e a forma como podem contribuir para um mundo mais justo, inclusivo e inovador.

Com uma população global de 8 bilhões de pessoas, a diversidade é uma parte intrínseca dessa dinâmica e a conscientização sobre o tema é essencial não apenas para fins sociais, mas também para compreender as necessidades de clientes diversos em diferentes setores.

Sensíveis às mudanças sociais e atentos ao tema, escritórios de advocacia têm investido na pauta, como é o caso do PG Advogados, localizado em Alphaville (Barueri, SP). No último mês, o escritório lançou o 'Manifesto de Diversidade, Equidade e Inclusão', com o objetivo de garantir uma política de gestão de pessoas mais inclusiva e implementar ações para conscientizar tanto os profissionais do escritório quanto os parceiros. Este manifesto é resultado de um trabalho profundo e complexo realizado nos bastidores, que reflete a compreensão da importância da diversidade.

PG Advogados lança 'Manifesto de Diversidade, Equidade e Inclusão' (Imagem: Divulgação PG Advogados )

PG Advogados lança 'Manifesto de Diversidade, Equidade e Inclusão'(Imagem: Divulgação PG Advogados )

Para Vinícius Anelli, Head de Gente, Gestão e Conexões: "Este ano, realizamos um censo demográfico para conhecer nosso público interno e garantir que as políticas e práticas do PG estejam alinhadas com a diversidade presente no próprio escritório. Também estabelecemos objetivos comuns para garantir que as diversidades ainda minoritárias se tornem equitativas, refletindo a composição social e, sobretudo, promovendo a conexão de mentes curiosas e diversas. Acreditamos que isso é essencial para proporcionar uma experiência cada vez mais positiva para profissionais e clientes".

O PG Advogados possui em seu elenco 74% de mulheres, sendo a maioria também nos cargos de liderança, representando 54%. Além disso, 25% dos profissionais são formados por pessoas LGBTQIAPN+, 12% por negros e, por fim, 2% por pessoas com deficiência. A diversidade religiosa também foi levada em consideração nessa pesquisa, com os profissionais divididos em 63% cristãos (católicos, protestantes, evangélicos, ortodoxos, etc.), 24% declaram estar conectados com espiritualidade e religião não especificada, 8% sem religião, 3% de outras crenças e, por fim, 2% budistas.

Anelli enfatiza a importância desse conhecimento interno: "Conhecer o nosso contexto interno é o primeiro passo fundamental para estabelecer uma governança verdadeiramente representativa, na qual possamos dar voz a cada um dos grupos do elenco e reconhecer suas necessidades".

No que diz respeito à política de remuneração, que se enquadra no pilar de equidade, os parâmetros são estabelecidos por uma matriz de responsabilidade, com critérios objetivos em sua composição e avaliação. "Desse modo, posso afirmar que há equidade salarial no PG", concluiu o Head de Gente, Gestão e Conexões.

Também faz parte da rotina convidar profissionais do PG que se identificam com as pautas de diversidade, equidade e inclusão a formar grupos de afinidade que elegem um integrante para compor, em posição fixa, no Comitê de DE&I do escritório, com reuniões periódicas e regulares. O comitê é formado por integrantes dos grupos de afinidade, conferindo lugar de fala para todos os profissionais, mas também conta com a presença dos sócios-fundadores, COO/CFO, Heads de áreas jurídicas e convidados.

"As reuniões dos grupos de afinidade são mensais e as do comitê, a cada dois meses, para tratarmos das temáticas, traçar planos de ação e recalibrar objetivos associados aos três pilares DE&I, como percentuais mínimos de diversidade para cada grupo, desenvolvimento de palestras, eventos internos e externos", explicou o Head da área.

O PG Advogados, desde a sua fundação, acredita que isso contribui para a construção de uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva, reconhecendo que ainda há muito a ser feito, especialmente no Brasil, onde a violência contra a comunidade LGBTQIAPN+ é alarmante: há 14 anos, o país registra o maior número de assassinatos dessa comunidade no mundo. Além disso, é fundamental abordar a necessidade de reparação histórica e o enfrentamento das desigualdades enfrentadas pela população preta, que ancestralmente foram escravizados, marginalizados e continuam a sofrer as consequências dessa história até os dias de hoje.

A consciência destes e muitos outros aspectos, além da noção de responsabilidade social, tornam a diversidade, a equidade e a inclusão valores fundamentais do PG Advogados, e incentivar as pessoas e a sociedade a cultivar relações pautadas pela empatia e dignidade com todos os públicos que atuam em sua cadeia de valor é um compromisso assumido pelo escritório.

Para acessar o manifesto, clique aqui.

PG Advogados