MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Demarest Advogados debate o avanço tecnológico na inclusão social
Evento

Demarest Advogados debate o avanço tecnológico na inclusão social

Escritório debate com especialistas do setor jurídico e da startup Conta Black, que atende a população negra e da periferia.

Da Redação

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Atualizado às 14:02

A tecnologia como um recurso decisivo para promover a inclusão social é o tema de um encontro que o Demarest Advogados vai realizar no próximo dia 9/8, na sede do escritório, em São Paulo.

No evento, especialistas do escritório vão debater o assunto em parceria com Sérgio All, sócio e fundador da startup Conta Black, banco digital voltado às pessoas negras e que se propõe a democratizar o acesso a serviços bancários e investimentos para pessoas negras e de periferias.

Robson de Oliveira, advogado e cofundador do D Raízes, grupo que promove a inclusão racial no Demarest e no mercado jurídico, Daniel Caramaschi, sócio da área M&A e coordenador da iniciativa Disrupt, voltada para atender o segmento de startups, e Marcia Cicarelli, sócia da área de Seguros & Resseguros e coordenadora do D Impacto, participam do evento que vai tratar a falta de visibilidade das pessoas negras no sistema financeiro.

A ideia é debater as diferentes maneiras de promover a inclusão social e econômica da população negra e da periferia, além de desafios e oportunidades que os investidores encontram para atuar nesse segmento.

O encontro também vai comemorar os cinco anos de atuação do grupo D Raízes no setor jurídico e os dois anos do Disrupt, iniciativa que atendeu mais de 100 startups nesse período, levando soluções jurídicas de acordo com a realidade econômica e o grau de desenvolvimento de cada empresa.

"Entendo que o evento é mais um marco no avanço da inclusão social em todos os espaços. Precisamos ser disruptivos, discutir caminhos e ser propositivos. Tudo o que é novo requer a desnaturalização de práticas e a construção de outras. O Demarest se propõe a isso. São muitos os desafios, mas também é grande a nossa vontade de transformar e melhorar as vidas de todas as pessoas", diz o advogado Robson de Oliveira, que coordena o projeto Incluir Direito.

Daniel Caramaschi avalia que a tecnologia está diretamente ligada à inclusão social por ser capaz de promover oportunidades em setores, por vezes, menos explorados. "Essa capacidade é amplificada quando o empreendedor pensa a tecnologia de forma inclusiva, com propósitos e objetivos direcionados à promoção e ao desenvolvimento social, seja na perspectiva individual ou coletiva". 

O racismo estrutural e as disparidades socioeconômicas ainda são uma barreira para inclusão de pessoas pretas, diz Marcia Cicarelli. "Iniciativas como a Conta Black demonstram que a tecnologia e o empreendedorismo são ferramentas fundamentais para mudar essa realidade. O D Impacto, por meio de suas verticais, como o D Raízes, quer justamente fomentar esse debate e incentivar ações transformadoras como essa".

Voltada para pessoas pretas e da periferia, a Conta Black vem ampliando as soluções oferecidas do que chama de hub de produtos e serviços financeiros para esse público. Atualmente tem cerca de 40 mil clientes, chamados pela fintech de membros, e a expectativa é chegar a 100 mil até dezembro deste ano.

"A Conta Black é uma ferramenta valiosa para transformar a vida das pessoas e empreendedores pretos. É mais que um banco. Nós fazemos parte da vida de nossos membros mais valiosos, entendendo os seus sonhos, desafios e dores. Contribuímos para ajudar com educação financeira, alternativas de investimentos e inclusão econômica, por meio da abertura de conta correntes", diz Sérgio All, sócio fundador da startup. "Temos orgulho de ser a primeira fintech, protagonizada por negros".

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

O evento é gratuito e tem vagas limitadas.

Para participar, clique aqui.

 

 

Demarest Advogados