MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ex-aluno da FDSBC é aprovado em concurso para Procurador em MG
Concurso público

Ex-aluno da FDSBC é aprovado em concurso para Procurador em MG

Marcus Vinicius Dias Campangnollo graduou-se em 2019.

Da Redação

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Atualizado às 12:17

Marcus Vinicius Dias Campangnollo, ex-aluno da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, é aprovado em 9º lugar no concurso para Procurador do Estado de Minas Gerais.

Durante sua trajetória acadêmica, de 2015 a 2019, Marcus foi vice-presidente da Atlética em 2018. Em 2021, após obter o cargo de Procurador da Câmara Municipal de Ribeirão Pires/SP, alcançando a 1ª colocação no concurso, ele se dedicou aos estudos novamente e agora aguarda ansiosamente a nomeação para assumir a nova função em Minas Gerais.

Formado pela FDSBC no início de 2020, Marcus Vinicius iniciou sua preparação para concursos públicos logo após a graduação. Ele destaca que a faculdade foi fundamental para o início de seus estudos, fornecendo uma sólida base e professores excelentes, que contribuíram para a formação de profissionais qualificados tanto para a carreira privada, como a advocacia, quanto para o ingresso em cargos públicos por meio de concursos.

"Vejo que a formação sólida que a FDSBC me deu foi essencial para alcançar de maneira mais rápida as aprovações."

Indagado sobre seus conselhos para aqueles que desejam seguir uma carreira pública, Marcus compartilha algumas dicas valiosas, entre elas destacou que a chave para o sucesso nos concurso públicos está na prática constante e rotineira do estudo.

"Com o tempo, você vai formando sua base e ganhando experiência em provas, até que as aprovações começam a chegar. O que não pode é desistir. Para mim, a aprovação está muito mais ligada a questões como disciplina, resiliência e estratégia do que propriamente dito à inteligência do candidato."

 (Imagem: Divulgação)

Fotografia de Marcus Vinicius Dias Campangnollo.(Imagem: Divulgação)

Marcus enfatiza que é importante que os graduandos interessados em carreiras públicas cobiçadas, como Magistratura, Ministério Público, Defensorias e Procuradorias, aproveitem o período universitário para construir uma boa base de conhecimento, tirando proveito da qualidade de ensino proporcionada pela FDSBC. Além disso, ele destaca que é fundamental adaptar a forma de estudo desde a graduação, preparando-se para o mundo dos concursos públicos.

"Estabeleçam uma rotina, tenham compromisso com o estudo e confiem no processo de aprendizagem, bem como não desistam em suas primeiras reprovações. O resto para a aprovação será apenas questão de tempo, pois ela certamente virá."

O ex-aluno também enfatizou a importância do domínio da legislação (a chamada "lei seca") e da jurisprudência (decisões dos tribunais superiores) para ter sucesso nas provas de concurso público. Ele ressalta que saber manusear o vade mecum é necessário, e que a jurisprudência vem sendo cada vez mais exigida nas provas, em todas as fases dos principais concursos públicos.

"Saber o que os tribunais têm decidido (jurisprudência) é objeto de cobrança em todas as fases de um concurso público das principais carreiras, seja na prova objetiva, discursiva ou prova oral."

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo