MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogada analisa os impactos das mudanças na lei dos caminhoneiros
Lei dos caminhoneiros

Advogada analisa os impactos das mudanças na lei dos caminhoneiros

Onze pontos votados foram considerados inconstitucionais pelo STF e afetarão caminhoneiros, empresas de logísticas e a população.

Da Redação

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Atualizado às 17:05

O STF alterou, em recente decisão, onze pontos da lei 13.103/15, mais conhecida como lei dos caminhoneiros. No entanto, a decisão tem gerado diversas reclamações e questionamentos pela classe trabalhadora e empresarial, isso porque, os assuntos julgados inconstitucionais pelo STF afetarão diretamente cada grupo, além do consumidor final, a população. 

Foram julgados inconstitucionais temas referentes à jornada de trabalho dos motoristas, os quais são divididos em três pontos: os intervalos para descansos, tempo de espera e repouso semanal remunerado. De acordo com o STF, a decisão teve o objetivo de garantir a integridade física do motorista, o descanso, que é direito social, além de permitir, como finalidade direta, a maior segurança do profissional em vias urbanas e rodoviárias.

STF julgou inconstitucionais temas referentes à jornada de trabalho dos motoristas. (Imagem: Freepik)

STF julgou inconstitucionais temas referentes à jornada de trabalho dos motoristas.(Imagem: Freepik)

As alterações ocasionarão diversas mudanças, dentre elas, o aumento no custo dos serviços prestados. É o que explicou a advogada trabalhista, Aline Gomes, da Martorelli Advogados.

"A decisão traz impactos em diversas esferas, como na social, na econômica e na jurídica. Como impacto social, a decisão vedou o acúmulo de intervalos e o usufruto do intervalo no retorno à empresa ou ao domicílio do motorista. Com isso, não é mais permitido o acúmulo dos descansos semanais em viagens de longa distância, de forma que os motoristas deverão tirar os descansos de forma direta, sem a possibilidade de retornarem antecipadamente para usufruírem dos descansos acumulados com suas famílias. O impacto é social na medida em que afeta os laços gregários e o tempo do motorista com suas famílias."

Ela ainda contou que no cenário econômico, o ponto mais impactado pela decisão do STF foi o tempo de espera.

"Com a decisão, o tempo de espera passa a entrar na contagem da jornada de trabalho e das horas extras, que deverão ser remuneradas com o adicional legal (50%) ou normativo. Haverá, assim, uma excessiva oneração da folha de pagamento das empresas e, por consequência, haverá majoração direta no recolhimento dos respectivos encargos fiscais e previdenciários. Além disso, com a oneração do custo operacional da logística, haverá a majoração do custo para o consumo, com a elevação dos valores dos fretes", relata.

A especialista ainda complementou. "Com a oneração do custo operacional da logística, haverá a majoração do custo para o consumo. O valor do frete será certamente impactado, já que as transportadoras, como forma de assegurar o adimplemento dos custos trazidos na folha de pagamento, passarão a incluir, nas tarifas, eventuais dispêndios na carga e na descarga, bem como o tempo ocioso do veículo e dos motoristas em fiscalizações e descarregamento. Nota-se, como consequência, que o aumento de encargos na folha de pagamento acarretará a majoração do consumo, o que poderá provocar uma reação de crise econômica em cadeia no setor de logística."

 

Martorelli Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas