MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IAB elogia decisão do STF que invalidou legítima defesa da honra
Legítima defesa | Feminicídio

IAB elogia decisão do STF que invalidou legítima defesa da honra

Presidente do instituto, Sydney Limeira Sanches, cita a tese da legítima defesa da honra em crimes de feminicídio como uma "aberração" jurídica usada para dar impunidade aos infratores da lei.

Da Redação

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Atualizado às 18:13

O IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros aprovou moção de aplauso à decisão do STF que declarou inconstitucional o uso da tese da legítima defesa da honra em crimes de feminicídio ou de agressão contra mulheres.

No dia 1º de agosto, a Corte acompanhou, por unanimidade, a posição do relator da matéria, ministro Dias Toffoli, no julgamento da ADPF 779, e entendeu que o argumento contraria os princípios da CF/88 que garantem a dignidade humana, a proteção à vida e a igualdade de gênero.

A moção assinada pelo presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches, definiu a tese como uma "aberração" jurídica usada para tornar feminicídios impunes.

"'Quem ama não mata' não é apenas uma frase de efeito. É uma palavra de ordem usada na luta travada por nós mulheres contra o patriarcalismo", pontua o texto lido no plenário da entidade por Adriana Brasil Guimarães, 1ª vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, que apresentou a nota.

 (Imagem: Gervásio Baptista/SCO/STF)

Fachada do Supremo Tribunal Federal.(Imagem: Gervásio Baptista/SCO/STF)

Leia a moção na íntegra:

O IAB, por recomendação da sua Comissão dos Direitos da Mulher, aplaude a decisão do STF que, ao julgar em definitivo a ADPF 779, baniu do nosso ordenamento jurídico a aberração da legítima defesa da honra, que deixa de ser, finalmente, uma justificativa para tornar feminicídios impunes.

"Quem ama não mata" não é apenas uma frase de efeito. É uma palavra de ordem usada na luta travada por nós mulheres contra o patriarcalismo. No mês de comemorações da advocacia, o IAB parabeniza os advogados que defenderam na nossa Corte Superior o resgate da dignidade humana, sendo está uma vitória histórica de todas as mulheres brasileiras.

Rio de Janeiro, 2 de agosto de 2023.

Sydney Limeira Sanches

Presidente Nacional do IAB

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...