MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançada a obra "Código de Processo Civil Comentado"
CPC Comentado

Lançada a obra "Código de Processo Civil Comentado"

De autoria de Leonardo Carneiro da Cunha, a obra vem a lume para ser um livro de cabeceira.

Da Redação

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Atualizado às 19:21

Advogado Leonardo Carneiro da Cunha lança a obra "Código de Processo Civil Comentado", do Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas, que contém comentários temáticos, com indicação do dispositivo correspondente do CPC/73, bem como de dispositivos que tratam do mesmo conteúdo.

Ao lado das referências normativas, há transcrição das súmulas vinculantes, não vinculante do STF, das súmulas do STJ, de teses fixadas nos temas de repercussão geral do STF e nos julgamentos de recursos repetitivos do STJ, dos enunciados do Fórum Permanente de Processualistas Civis, dos enunciados das Jornadas do Conselho da Justiça Federal, dos enunciados do Fórum Nacional do Poder Público, dos enunciados da ENFAM e, bem ainda, de precedentes do STJ e do STF.

 (Imagem: Divulgação)

O livro contém comentários temáticos do autor.(Imagem: Divulgação)

"Daqueles que todos nós, estudiosos, mas também juristas práticos, que atuamos na Magistratura, na Advocacia (pública ou privada), na Defensoria Pública ou no Ministério Público, nos socorremos sempre que temos uma dúvida. Trata-se de um livro útil. E se é útil, então é bom." 

- Do prefácio do professor Alexandre Freitas Câmara

"Este Código de Processo Civil Comentado possui, dentre muitas características que o leitor logo vai perceber, pelo menos dois diferenciais: em primeiro lugar, é feito por quem participou dos trabalhos de elaboração da lei processual, como integrante da Comissão de Juristas que auxiliou o Parlamento, e, portanto, conhece a norma íntima e profundamente, desde sua fase pré-natal. Em segundo, pelas características que o tornam único dentre seus similares e que fará dele, quiçá, o mais útil e prático instrumento para consulta por estudantes e profissionais da área."

- Da apresentação do Min. Marcelo Navarro Ribeiro Dantas

"Depois de mais de sete anos da entrada em vigor da Lei 13.105/2015, estamos diante de uma obra madura, atualizada e com profundidade de pesquisa, sendo ao mesmo tempo adequada para consultas de toda a comunidade jurídica."

- Do posfácio do ministro Mauro Campbell Marques

Sobre o autor

Leonardo Carneiro da Cunha

Advogado, árbitro, consultor jurídico e procurador do Estado de Pernambuco. Professor associado da Faculdade de Direito do Recife (UFPE), na qual obteve o título de mestre em Direito. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. Integrou a Comissão de Juristas composta para auxiliar a Câmara dos Deputados na revisão do Projeto do Código de Processo Civil de 2015.

Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas