MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Cueva prefacia obra sobre Direito dos Seguros
Resenha Migalheira

Ministro Cueva prefacia obra sobre Direito dos Seguros

O exemplar, destinado a advogados, magistrados, professores, estudantes e cultores do Direito dos Seguros em geral, preenche uma lacuna importante na doutrina brasileira.

Da Redação

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Atualizado às 17:29

A obra "Direito dos Seguros - Comentários ao Código Civil", coordenada por Ilan Goldberg e Thiago Junqueira, e prefaciada pelo ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, é destinada a advogados, magistrados, professores, estudantes e cultores do Direito dos Seguros em geral, preenche uma lacuna importante na doutrina brasileira. 

Além dos quarenta e seis artigos existentes no capítulo do Código Civil que abrange os contratos de seguro (arts. 757 a 802), são examinados por renomados civilistas outros nove dispositivos legais que têm grande importância na matéria, como os que regem a validade e a interpretação dos negócios jurídicos (arts. 104 e 113), a prescrição (arts. 189 e 206, § 1º, inc. II, e § 3º, inc. IX), os princípios da boa-fé objetiva e da função social do contrato (arts. 421, 421-A e 422) e os contratos feitos por adesão (arts. 423 e 424). 

Cada comentário é divido em, ao menos, três seções: (i) Origem da disposição e regime anterior; (ii) Sentido da disposição e principais controvérsias na sua interpretação; e (iii) Disposições relacionadas - e pretende apresentar ao leitor, de forma objetiva, porém compreensiva, as nuances do artigo examinado, sem perder de vista a necessidade de sua conexão com atos normativos do Conselho Nacional de Seguros Privados e da Superintendência de Seguros Privados, outros diplomas legais e a jurisprudência. 

Trata-se, nesse sentido, de um projeto editorial inédito no país, qualificado pelo ministro Ricardo Villas Bôas Cueva como de "consulta obrigatória para todos os aplicadores do Direito que se interessam pelo tema".

 (Imagem: Arte Migalhas)

Ministro Cueva prefacia obra sobre Direito dos Seguros.(Imagem: Arte Migalhas)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas