MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/MG - Justiça proíbe cobrança de tarifa por quitação antecipada

TJ/MG - Justiça proíbe cobrança de tarifa por quitação antecipada

Da Redação

terça-feira, 15 de maio de 2007

Atualizado às 08:45


TJ/MG

Justiça proíbe cobrança de tarifa por quitação antecipada

O juiz Elton Pupo Nogueira, do Juizado Especial das Relações de Consumo, julgou parcialmente procedente um pedido, impetrado por C. P. S., e declarou a ilegalidade da cobrança de taxa sobre a quitação antecipada de operações de crédito e de arrendamento mercantil. Condenou uma financeira a restituir ao autor da ação R$299,16, acrescida de correção monetária e juros legais.

C. P. S. alega que contraiu um empréstimo junto a uma instituição financeira e que foram cobrados juros superiores ao permitido por lei quando do acerto da dívida.

O juiz considerou que o limite expresso no § 3º do artigo 192 da Constituição Federal (clique aqui) não é aplicável uma vez que não foi regulamentado. Contudo, o magistrado ponderou que a cobrança de taxa de quitação antecipada não tem suporte em legislação vigente, inclusive, a apresentada pela financeira, a Resolução 2303 do Banco Central.

O magistrado ressaltou que o banco contratante está exigindo uma taxa do consumidor pela sua adimplência, ou seja, por ser bom pagador e cumpridor de suas obrigações. "Tal exigência tangencia o absurdo, considerando que o banco já ganhou juros mensais conhecidamente os mais altos do mundo em que se utilizou do empréstimo contratado. E mais, esta resolução é ilegal ao permitir cobrança de uma taxa sem contraprestação de nenhum serviço ao consumidor", frisou.

O juiz finalizou argumentando que, quando da celebração do contrato, não havia nenhuma previsão de taxa de quitação antecipada de operações de crédito e de arrendamento mercantil em resolução do Banco Central do Brasil. Assim, o consumidor não foi informado desta taxa, não sendo lícito a instituição após a celebração do contrato, sob pena de se instituir uma insegurança jurídica intolerável.

Processo 0024.07.338996-7

____________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...